Trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares

Autores

  • Débora Cristina Piotto Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Palavras-chave:

Ensino Superior, Classe Social, Ensino Público

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir a contribuição de estudos recentes para a compreensão das condições que possibilitam trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. A análise detida de seus resultados e uma entrevista com um aluno de curso superior de alta seletividade proveniente dessas camadas permite problematizar alguns pontos. A revisão de alguns trabalhos sobre o tema, evidenciando a centralidade da família em percursos escolares alongados, possibilita também questionar alguns significados comumente atribuídos à longevidade escolar nas camadas populares como conformismo, sofrimento e ruptura cultural. Evidenciou a necessidade de mais investigação sobre o papel da escola bem como sobre a existência de outros sentidos no acesso e na experiência de estudantes pobres no ensino superior.

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Biografia do Autor

Débora Cristina Piotto, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

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Publicado

30-12-2008

Como Citar

Piotto, D. C. (2008). Trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. Cadernos De Pesquisa, 38(135), 701–727. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/329

Edição

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