“Educação para uma vida melhor”: trajetórias sociais de docentes negros

Autores

  • Arilda Arboleya Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil
  • Fernando Ciello Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Simone Meucci Universidade Federal do Paraná– UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil

Palavras-chave:

Educação, Negros, Professores, Mobilidade Social.

Resumo

 

A histórica engenharia de exploração e subjugação do trabalho negro no Brasil configurou um circuito de desigualdades sociais reincidente. Esse quadro se mostra claro nos limites estruturais impostos às possibilidades de ascensão social de afrodescendentes ainda hoje verificadas. Este trabalho pretende refletir sobre trajetórias de docentes negros de universidades públicas brasileiras, procurando perceber como a educação aparece instrumentalizada nestes discursos, tensionada entre a busca consciente de superação da condição histórica, os limites socioestruturais da desigualdade formal e simbólica, e a representação de si na composição do mérito. A análise desenvolve-se, mobilizando produções sociológicas acerca da relação entre educação, raça e ascensão social, a partir da análise das estratégias e dos caminhos encontrados pelos sujeitos para enfrentar condições institucionalizadas de preconceito.

 

 

 

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Biografia do Autor

Arilda Arboleya, Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil, vinculada ao Grupo de Pesquisa Pensamento social, Intelectuais e Circulação de Ideias

Fernando Ciello, Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Simone Meucci, Universidade Federal do Paraná– UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná– UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil, vinculada ao Grupo de Pesquisa Pensamento social, Intelectuais e Circulação de Ideias

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Publicado

11-12-2015

Como Citar

Arboleya, A., Ciello, F., & Meucci, S. (2015). “Educação para uma vida melhor”: trajetórias sociais de docentes negros. Cadernos De Pesquisa, 45(158), 882–914. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3248

Edição

Seção

Artigos