Gênese de uma escola católica e estratégias femininas no Maranhão novecentista

Autores

  • Maria Aparecida Corrêa Custódio Grupo de Pesquisas sobre História das Instituições, Práticas Educativas e Sujeitos Históricos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, Maranhão, Brasil

Palavras-chave:

História da Educação, Escola Católica, Mulheres, Educação

Resumo

   O artigo apresenta os contextos de criação da Escola Santa Teresinha, a instituição particular mais antiga de Imperatriz (MA), fundada pelas capuchinhas brasileiras em sintonia com seus diretores espirituais italianos. O projeto alinhavava-se à Reforma da Igreja Católica e favorecia sua política de fomentar a adesão dos fiéis e recrutar novas gerações pela via da educação escolar. Decorreu de um momento crucial para as mulheres religiosas: processo de autonomia administrativa de sua congregação, o que lhes permitiu utilizar estratégias para expandir seus trabalhos. Em termos mais amplos, o presente estudo aponta que, a partir desse campo de observação, se veem vestígios da construção de uma rede educacional organizada pela Igreja no interior maranhense, suprindo a ação do Estado e implantando escolas elementares com fins religiosos.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Corrêa Custódio, Grupo de Pesquisas sobre História das Instituições, Práticas Educativas e Sujeitos Históricos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, Maranhão, Brasil

Professora adjunta e coordenadora do Grupo de Pesquisas sobre História das Instituições, Práticas Educativas e Sujeitos Históricos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, Maranhão, Brasil

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Publicado

31-03-2015

Como Citar

Corrêa Custódio, M. A. (2015). Gênese de uma escola católica e estratégias femininas no Maranhão novecentista. Cadernos De Pesquisa, 45(155), 178–198. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3170

Edição

Seção

Artigos