Formação docente, um projeto impossível

Autores

  • Alice Casimiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Veronica Borges Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Currículo, Política, Formação de Professores, Discurso

Resumo

Neste artigo, discutimos como se desenvolvem as lutas político-discursivas pela significação do que vem a ser currículo com base em autores pós-estruturais e nas traduções que fazemos desses registros teóricos no campo do currículo no Brasil. O debate proposto questiona as políticas de currículo de formação docente voltadas a uma perspectiva de mudança social. Apresentamos a discussão a partir de quatro teses interconectadas: a formação docente é um projeto impossível; ainda assim, essa formação docente é necessária; essa necessidade pode ser vinculada ao projeto que para muitos parece abandonado: o projeto de mudar o mundo; o desafio da mudança envolve nossa responsabilidade e compromisso, bem como o debate político constante sobre o que se entende como mudança e significação do mundo.

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Biografia do Autor

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – e Cientista do Nosso Estado – CNE –, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Veronica Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

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Publicado

30-09-2015

Como Citar

Lopes, A. C., & Borges, V. (2015). Formação docente, um projeto impossível. Cadernos De Pesquisa, 45(157), 486–507. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3065

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