Federalismo, descentralização e planejamento da educação: desafios aos municípios

Autores

  • José Marcelino Rezende Pinto Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Educação municipal, Distribuição das responsabilidades educacionais, FUNDEB, Planejamento educacional

Resumo

Os municípios brasileiros têm uma longa história de atendimento educacional. Contudo, a partir de 1996, com a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – Fundef –, houve um enorme incremento desse processo. O presente trabalho tem por objetivo analisar algumas causas e efeitos desse aumento de responsabilidade no que se refere à sua capacidade de planejamento e de financiamento. Terão os municípios recursos financeiros e instrumentos de gestão e planejamento para atender os novos desafios? Os mecanismos federativos que mantêm esse padrão de oferta educacional, em especial o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb –, são sustentáveis? Os resultados apontam para a necessidade de construção de mecanismos permanentes que assegurem a colaboração efetiva dos entes federados, com ampliação do papel da União no financiamento e no suporte técnico relativo ao planejamento e à avaliação.

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Biografia do Autor

José Marcelino Rezende Pinto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto) e presidente da Associação Nacional de Pesquisa em
Financiamento da Educação (Fineduca)

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Publicado

30-09-2014

Como Citar

Pinto, J. M. R. (2014). Federalismo, descentralização e planejamento da educação: desafios aos municípios. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 624–644. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2946

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