Turnos e segregação escolar: discutindo as desigualdades intraescolares

Autores

  • Tiago Lisboa Bartholo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Marcio da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Segregação escolar, Turnos escolares, Política educacional

Resumo

O artigo analisa padrões de segregação entre e intraescolas, trazendo dados para toda a rede municipal de educação do Rio de Janeiro, de 2004 a 2010. O desenho do estudo possibilita medir o efeito líquido produzido pela distribuição dos alunos entre os turnos da manhã e da tarde na segregação escolar. Para isso foi utilizado um indicador denominado Índice de Segregação, que considera quatro características dos estudantes: condição de pobreza, cor/raça, educação parental e distorção idade-série. Os resultados indicam que os turnos escolares produzem efeito de incremento no nível geral de segregação escolar e que os estudantes são selecionados para diferentes turnos, principalmente em função de seu percurso escolar pregresso, o que reforça a impressão da existência de uma espécie de tracking informal, na rede escolar estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Lisboa Bartholo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

tiagobartholo@gmail.com

Marcio da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – e coordenador do Observatório Educação e Cidade

marcioc@pobox.com

Referências

ALVES, Fátima; LANGE, Wolfram; BONAMINO, Alicia. A geografia objetiva de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. In: RIBEIRO, L. C. Q.; KOSLINSKI, M. C.; ALVES, F.;LASMAR, C. Desigualdades urbanas, desigualdades escolares. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2010. p. 67-90.

BARTHOLO, Tiago Lisboa. Measuring between-school segregation in an open enrolment system: the case of Rio de Janeiro. Journal of School Choice, n. 7, p. 353-371, 2013.

BARTHOLO, Tiago Lisboa. Segregação escolar na rede municipal do Rio de Janeiro: Causas e consequências. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

BRITO, Márcia; COSTA, Marcio. Práticas e percepções docentes e suas relações com o prestígio e clima escolar das escolas públicas do Município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 15, n. 45, p. 500-510, set./dez. 2010.

BRUEL, Ana Lorena; BARTHOLO, Tiago Lisboa. Desigualdade de oportunidades educacionais na rede pública do Rio de Janeir o: transição entre segmentos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 17, n. 50, p. 303, maio/ago. 2012.

CAVALLIERI, Fernando; LOPES, Gustavo Peres. Índice de Desenvolvimento Social – IDS: comparando as realidades microurbanas da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Pereira Passos, 2008. (Estudos Cariocas, n. 20080401).

COSTA, Marcio. Prestígio e hierarquia escolar: estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipal. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 13, n. 39, p. 455-469, nov./dez. 2008.

COSTA, Marcio; KOSLINSKI, Mariane. Quase-mercado oculto: a disputa por escolas comuns no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 141, p. 246-266, jan./abr. 2011.

COSTA, Marcio; KOSLINSKI, Mariane. Public schools: choice, strategy and competition. Pró-Posições, Campinas, v. 23, n. 2,

p. 1-19, maio/ago. 2012.

COSTA, Marcio; PRADO, Ana; ROSISTOLATO, Rodrigo. Talvez se eu tivesse algum conhecimento...: caminhos possíveis em um sistema educacional público e estratificado. Interseções, Rio de Janeiro, v. 14, p. 165-193, 2013.

EUROPEAN GROUP FOR RESEARCH ON EQUITY IN EDUCATIONAL SYSTEMS. Equity in European educational systems: a set of indicators. European Educational Research Journal, v. 4, n. 2, p. 1-151, 2005.

GORARD, Stephen. Who is eligible for free school meals? Characterising FSM as a measure of disadvantage in England. British Educational Research Journal, v. 38, n. 6, p. 1003-1017, Dec. 2012.

GORARD, Stephen; SEE, Beng Huat. Overcoming disadvantage in education. London: Routledge Falmer, 2013.

GORARD, Stephen; TAYLOR, Chris; FITZ, John. Schools, markets and choice policies. London: Routledge Falmer, 2003.

HAAHR, Jens Henrik; NIELSEN, Thomas Kibak; HANSEN, Martin Eggert; JAKOBESEN, Soren Teglgaard. Explaining student performance: evidence from the international PISA, TIMSS and PIRLS surveys. DanishTechnological Institute, 2005. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2013.

HARKER, Richard; TYMMS, Peter. The effects of student composition on school segregation. School Effectiveness and School Improvement: An International Journal of Research, Policy and Practice, v. 15, n. 2, p. 177-199, June 2004.

HARRIS, Richard. Local indices of segregation with application to social segregation between London’s secondary schools. Environment and Planning, v. 44, p. 669-687, Aug. 2011.

RIBEIRO, Luis Cesar; KOSLINSKI, Mariane. A cidade contra a escolar? O caso do Município do RJ. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 4, p. 351-378, 2009.

RIBEIRO, Luis Cesar et al. Desigualdades urbanas, desigualdades escolares. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2010.

ROSENTHAL, Robert; JACOBSON, Lenore. Pygmalion in the classroom: teacher expectation and pupils’ intellectual development. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1968.

SAPORITO, Salvatore. Private choices, public consequences: magnet school choice and segregation by race and poverty. Social Problems, v. 50, n. 2, p. 181-203, 2003.

WILSON, William. The truly disadvantaged: the inner city, the underclass and public policy. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

YORKE, Mantz. Analysing existing datasets: some considerations arising from practical experience. International Journal of Research & Method in Education, v. 34, n. 3, p. 255-267, 2011.

Publicado

30-09-2014

Como Citar

Bartholo, T. L., & Costa, M. da. (2014). Turnos e segregação escolar: discutindo as desigualdades intraescolares. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 670–692. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2939

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)