Ensino superior de curta duração: a experiência norte-americana dos community colleges

Autores

  • Reginaldo C. Moraes Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –; pesquisador do CNPq e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos – INCT-INEU

Palavras-chave:

Community college, Ensino superior, Sistema educacional, Estados Unidos

Resumo

O artigo descreve inicialmente o lugar do community college no sistema de ensino superior norte-americano. Narra sua origem, crescimento, as fontes de renda, articulação com as demais instituições de ensino superior. Em seguida, registra alguns dos problemas do sistema – ao lado da ampliação do acesso, as análises têm apontado a fragilidade do sucesso, isto é, da performance dos estudantes, bem como da equidade, isto é, da forte estratificação e hierarquização do sistema educativo americano. Assim, argumenta-se que os dilemas e problemas não são estritamente localizados no sistema escolar, mas em uma formação social em que a desigualdade é particularmente aguda.

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Biografia do Autor

Reginaldo C. Moraes, Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –; pesquisador do CNPq e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos – INCT-INEU

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –; pesquisador do CNPq (bolsa de produtividade) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos – INCT-INEU

rccmoraes@gmail.com

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Publicado

30-06-2014

Como Citar

Moraes, R. C. (2014). Ensino superior de curta duração: a experiência norte-americana dos community colleges. Cadernos De Pesquisa, 44(152), 451–464. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2921

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