Comunidades de saber: cadete entre Moçambique e Portugal
Palavras-chave:
Formação profissional, Cooperação internacional, Polícia, História de vidaResumo
Neste texto, acompanhamos de perto o percurso de Eduardo, um aluno moçambicano cooperante. Esta narrativa é complementada por uma análise das condições de formação em Portugal dos alunos de polícia de Moçambique, mas também de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Os cadetes preparam-se, em cinco ou mais anos de treino (equivalentes a mestrado), para virem a ser oficiais de polícia em seus países de origem. Defendemos o argumento de que esses alunos integram comunidades de saber, onde se incluem aprendizagens pela pedagogia da imagem e do exemplo. Tais comunidades são situadas histórica e contextualmente. No mesmo sentido, descrevemos como os alunos cooperantes em formação em Portugal mobilizam ideias de sacrifício e de esperança associadas tanto à experiência situada quanto à expectativa de regresso aos países de origem.
Downloads
Referências
CHAPPELL, Allison; LANKA-KADUCE, Lonn. Police academy socialization: understanding the
lessons learned in a paramilitary-bureaucratic organization. Journal of Contemporary Ethnography, v. 39, n. 2, p. 187-214, 2010.
COMAROFF, Jean; COMAROFF, John L. Law and disorder in the postcolony. Chicago: University Of Chicago Press, 2006.
CRAPANZANO, Vincent. Imaginative horizons: an essay in literary-philosophical anthropology.
Chicago: The University of Chicago Press, 2004.
CUNHA, Manuela Ivone; DURÃO, Susana. Os sentidos da segurança: ambiguidades e reduções.
Etnográfica, Lisboa, v. 15, p. 53-66, 2011.
DURÃO, Susana. Silenciamentos subtis: atendimento policial, cidadania e justiça em casos de
vítimas de violência doméstica. Análise Social, Lisboa, XLVIII, v. 4, n. 209, p. 878-899, dez. 2013. (Dossiê: Poder, vitimação e expressões do sofrimento).
DURÃO, Susana. Violências privadas como se fossem direitos públicos: perspectivas antropológicas. Mana, Estudos de Antropologia Social, v. 19, n. 2, p. 277-302, 2013.
DURÃO, Susana. Policiamento de proximidade em Portugal: limites de uma metáfora mobilizadora. In: DURÃO, Susana; DARCK, Marcio (Org.). Polícia, segurança e ordem pública: perspectivas portuguesas e brasileiras. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2012. p. 101-134.
DURÃO, Susana. The police community on the move: hierarchy and management in the daily-lives of portuguese police officers. Social Anthropology/Anthropologie Sociale, Rethinking Institutions (Special Issue), v. 19, n. 4, p. 394-408, nov. 2011.
DURÃO, Susana. Patrulha e proximidade: uma etnografia da polícia em Lisboa. Prefácio de Manuela Ivone Cunha e João Vieira da Cunha. Coimbra: Almedina, 2008.
DURÃO, Susana; GONÇALVES, Candido G.; CORDEIRO, G. I. Vadios, mendigos, mitras: prácticas classificatorias de la policía en Lisboa. Política y Sociedad, v. 42, n. 3, p. 121-138, 2005.
DURÃO, Susana; LOPES, Daniel S. Introduction: Institutions are us?,Social Anthropology/
Anthropologiesociale, Rethinking Institutions (Special Issue), v. 19, n. 4, p. 363-377, nov.2011.
FASSIN, Didier; PANDOLFI, Mariella (Ed.). Contemporary states of emergency: the politics of
military and humanitarian interventions. New York: Zone Books, 2010.
GOMES, Paulo V. Modelos de policiamento. In: GOMES, Paulo V. et al. Modelos de
policiamento. Separata da revista Polícia Portuguesa: Órgão de Informação e Cultura da PSP, ano LXIV, n. 128, p. 1-4, 2001.
GONÇALVES, Gonçalo R. “Preleções”, “teorias” e as dinâmicas da formação dos polícias civis
em Lisboa, 1867-1910. Revista de História da Sociedade e da Cultura, n. 12, p. 323-342, 2012.
HILLS, Alice. Police commissioners, presidents and the governance of security. Journal of Modern African Studies, v. 45, n. 3, p. 403-423, 2007.
HORNBERGER, Julia C. “Don’t push this constitution down my throat!” Human rights in everyday practice: an ethnography of police transformation in Johannesburg, South Africa. Tese
(Doutorado) – Universiteit Utrecht, Utrecht, 2013.
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS POLICIAIS E SEGURANÇA INTERNA. Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de Instrução de Corpo de Alunos do ISCPSI. Disponível em: . Acesso em: fev. 2014.
KYED, Helene M. Inside the police stations in Maputo City. Manuscrito não publicado, 2013.
KYED, Helene M. Mutual transformations of state and traditional authority: the renewed role of chiefs in policing and justice enforcement in Mozambique. Cadernos de Estudos Africanos, n. 16/17, p. 179-201, 2008.
LEIRNER, Piero de C. Meia-volta volver: um estudo antropológico sobre a hierarquia militar.
Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997.
LEITÃO, J. Lisbon Security 2001: a segurança no terceiro milénio. Polícia Portuguesa, Órgão de
Informação e Cultura da PSP, ano LXIV, n. 128, p. 11-15, 2001.
PALACIOS CERESALES, Diego. Repressive legacies and the democratisation of iberian police
systems. South European Society and Politics, v. 15, n. 3, p. 429-448, Sept. 2010.
PAYMAL, François. La mise en place du concept de formation intégrale dans l’univers de
l’école superieure de police portugaise: o “Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança
Interna”. Revista de Educação, v. XVIII, n. 2, p. 85-110, 2011.
REUSS-IANNI, Elizabeth; IANNI, Francis A. J. Street cops and management cops: the two
cultures of policing. In: PUNCH, Maurice (Ed.). Control in the police organization. Cambridge: MIT Press, 1983. p. 251-274.
THOMAZ, Omar R.; NASCIMENTO, Sebastião. Nem Rodésia, nem Congo: Moçambique e os dias do fim das comunidades de origem europeia e asiática. In: THOMAZ, Omar R. et al. (Org.). Os outros da colonização: ensaios sobre o colonialismo tardio em Moçambique. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2012. v. 1, p. 315-340.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).