Escola e status racial em Cachoeira do Campo/MG no século XIX

Autores

  • Marcus Vinícius Fonseca Departamento de Educação da Universidade Federal de Outro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

História da educação, Negros, Minas Gerais, Século XIX

Resumo

De acordo com uma documentação que contabilizou a população de Minas Gerais, nos anos de 1830, havia um predomínio dos negros entre os alunos das escolas de instrução elementar. Neste artigo, procuramos investigar os significados dessa experiência para a população negra através da confrontação de documentos censitários do distrito de Cachoeira do Campo/MG, que se encontrava no termo de Ouro Preto, na região central da província. O procedimento de análise ocorreu a partir da separação dos domicílios em que havia o registro de crianças frequentando escolas, em 1831. Em seguida, identificamos esses domicílios na documentação de 1838 analisando a situação dos indivíduos escolarizados e de seu grupo familiar. O intervalo de sete anos entre os documentos possibilitou a avaliação dos impactos da experiência escolar, revelando, entre outras coisas, que negros escolarizados eram preferencialmente designados como pardos e estes podiam mudar de status racial, passando até mesmo a ser classificados como brancos.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Fonseca, Departamento de Educação da Universidade Federal de Outro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo  (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professor Adjunto II do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),  Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

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Publicado

31-03-2015

Como Citar

Fonseca, M. V. (2015). Escola e status racial em Cachoeira do Campo/MG no século XIX. Cadernos De Pesquisa, 45(155), 156–177. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2855

Edição

Seção

Artigos