Homens na educação infantil: olhares de suspeita e tentativas de segregação

Autores

  • Mariana Kubilius Monteiro Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil
  • Helena Altmann Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Docência, Educação infantil, Gênero, Masculinidade

Resumo

O trabalho docente dedicado à infância é uma área profissional ocupada predominantemente por mulheres no Brasil e em outros países. Neste artigo, analisamos o período inicial da trajetória profissional de homens que optaram por atuar como professores de educação infantil, em uma rede pública que conta com apenas sete homens ocupando esse cargo. A metodologia utilizada inspirou-se nas histórias de vida, sendo realizadas entrevistas com todos os homens que atuavam no momento da coleta de dados. As trajetórias foram analisadas a partir da perspectiva dos estudos de gênero, constatando que o ingresso e permanência na profissão foram marcados por dificuldades características da área de atuação e por questionamentos e tentativas de segregação decorrentes de noções hegemônicas de masculinidade.

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Biografia do Autor

Mariana Kubilius Monteiro, Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Mestranda em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Helena Altmann, Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação, professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Departamento de Educação Física e Humanidades

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Publicado

30-09-2014

Como Citar

Monteiro, M. K., & Altmann, H. (2014). Homens na educação infantil: olhares de suspeita e tentativas de segregação. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 720–741. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2767

Edição

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