Incentivos monetários para professores: avaliação, gestão e responsabilização na educação básica

Autores

  • Eric Ferdinando Kanai Passone Programa de Pós-graduação do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências Educacionais da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP / Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância – IP/FE/USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Avaliação, Qualidade do ensino, Programas de responsabilização de professores

Resumo

No âmbito da reforma educacional brasileira, o crescente interesse dos governos e legisladores pelas políticas de responsabilização dos professores e das escolas reflete no deslocamento de foco das investigações e pesquisas, que passou da avaliação externa da educação básica à avaliação como mecanismo de gestão educacional por resultados. A presente revisão crítica da literatura visa a situar a polêmica acerca da utilização dos resultados de testes padronizados como instrumentos de gestão educacional e regulação do trabalho escolar por meio dos incentivos monetários por desempenho. O artigo mostra que os discursos dos especialistas oscilam entre dois extremos: de um lado, estão os que criticam tais propostas e buscam investigar os reflexos da reforma política sobre a organização da educação e do ensino; de outro, os que defendem sua implementação como meio de responsabilização dos profissionais e de uma suposta melhoria da qualidade educacional. Entre essas duas posições, há aqueles que demandam mais evidências científicas sobre a efetividade de tais propostas sobre o aprendizado dos alunos.

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Biografia do Autor

Eric Ferdinando Kanai Passone, Programa de Pós-graduação do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências Educacionais da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP / Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância – IP/FE/USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre e Doutor em Educação; Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências Educacionais da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP / Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância – IP/FE/USP

erickpassone@gmail.com

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Publicado

30-06-2014

Como Citar

Passone, E. F. K. (2014). Incentivos monetários para professores: avaliação, gestão e responsabilização na educação básica. Cadernos De Pesquisa, 44(152), 424–448. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2760

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