Professores leigos x professores habilitados

Autores

  • Gizelda Santana Morais
  • Maria Olga de Andrade
  • Maria Thétis Nunes
  • Miguel André Berger
  • Nélia Alves de Oliveira
  • Neuza Maria Sales Ribeiro
  • Vilma Porto Prior

Palavras-chave:

Professores leigos, Escola normal, Magistério, Ensino de 1º grau, Sergipe, Formação de professores, Recursos financeiros

Resumo

O principal objetivo deste estudo foi identificar o impacto dos programas de qualificação dos professores sobre os estudantes, a escola, a comunidade e os orçamentos municipais. Este estudo envolve 34 escolas de três diferentes municípios abrangendo 44 professores de primeiras séries, 389estudantes e 33 pais de alunos. Dados estatísticos e históricos foram coletados a fim de analisar a evolução da qualificação de professores da escola de 1º grau em Sergipe e o impacto da qualificação dos professores sobre o orçamento municipal. Observação em sala de aula e questionário para estudo do perfil dos professores; teste de Linguagem e Matemática para uso com os estudantes e entrevistas com os pais foram os procedimentos usados. De acordo com a análise de covariância, a variável "qualificação do professor" se coloca como a mais significante - diferenças foram encontradas no desempenho de alunos preparados pelo programa Logos II. Contudo, a "idade dos estudantes" e "anos de experiência de ensino" foram também consideradas importantes. Este estudo mostra claramente que o currículo da Escola Normal precisa ser revisado e revitalizado; e a transferência da responsabilidade da escola de 1º grau para o município precisa ser reanalisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gizelda Santana Morais

Maria Olga de Andrade

Maria Thétis Nunes

Miguel André Berger

Nélia Alves de Oliveira

Neuza Maria Sales Ribeiro

Vilma Porto Prior

Downloads

Publicado

30-11-1986

Como Citar

Morais, G. S., Andrade, M. O. de, Nunes, M. T., Berger, M. A., Oliveira, N. A. de, Ribeiro, N. M. S., & Prior, V. P. (1986). Professores leigos x professores habilitados. Cadernos De Pesquisa, (59), 15–26. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303

Edição

Seção

Artigos