Professores leigos x professores habilitados
Palavras-chave:
Professores leigos, Escola normal, Magistério, Ensino de 1º grau, Sergipe, Formação de professores, Recursos financeirosResumo
O principal objetivo deste estudo foi identificar o impacto dos programas de qualificação dos professores sobre os estudantes, a escola, a comunidade e os orçamentos municipais. Este estudo envolve 34 escolas de três diferentes municípios abrangendo 44 professores de primeiras séries, 389estudantes e 33 pais de alunos. Dados estatísticos e históricos foram coletados a fim de analisar a evolução da qualificação de professores da escola de 1º grau em Sergipe e o impacto da qualificação dos professores sobre o orçamento municipal. Observação em sala de aula e questionário para estudo do perfil dos professores; teste de Linguagem e Matemática para uso com os estudantes e entrevistas com os pais foram os procedimentos usados. De acordo com a análise de covariância, a variável "qualificação do professor" se coloca como a mais significante - diferenças foram encontradas no desempenho de alunos preparados pelo programa Logos II. Contudo, a "idade dos estudantes" e "anos de experiência de ensino" foram também consideradas importantes. Este estudo mostra claramente que o currículo da Escola Normal precisa ser revisado e revitalizado; e a transferência da responsabilidade da escola de 1º grau para o município precisa ser reanalisada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).