Apresentação – Formar os professores na universidade: Um desafio sempre renovado e estimulante

Autores

  • Flavia Medeiros Sarti Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Rio Claro (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0003-2926-5873
  • Samuel de Souza Neto Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-8991-7039
  • Bernard Wentzel Université Laval (ULaval), Quebec (QC), Canadá
  • Silvia Lopes da Silva Macedo Université Paris-Est Créteil (UPEC), Val de Marne, França https://orcid.org/0000-0001-5583-9792

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531412303

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Biografia do Autor

Flavia Medeiros Sarti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Rio Claro (SP), Brasil

Professora associada ao Departamento de Educação da Unesp, Rio Claro. Docente do PPGE-IB-Unesp-RC (Formação de Professores e Trabalho Docente). Livre-docente em Formação de Professores (Unesp). Doutora em Educação e pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado realizado na Universidade de Cergy-Paris. Líder do Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN), pesquisadora do Centre de Recherche International sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE-Brasil) e do CRIFPE-Canadá.

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro (SP), Brasil

Livre-docente do Departamento de Educação da Unesp, Rio Claro; professor de PPG-Educação e PPG-CMI; pesquisador do Centre de Recherche International sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE-Canadá) e do Pôle – Observatoire de la Profession Enseignante; diretor do CRIFPE-Brasil; membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (Nepef/FPCT), Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN), DIFEF e GT-8 Formação de Professores (Anped). Tem como campo de pesquisa e projetos: formação de professores, inserção profissional, profissão docente e estágio supervisionado.

Bernard Wentzel, Université Laval (ULaval), Quebec (QC), Canadá

Professor titular da Faculté des Sciences de l’Éducation de l’ULaval e diretor do Axe 3 “Agir comme professionnel de l’enseignement : le travail”, do Centre de Recherche International sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE). É também cofundador e codiretor do Observatoire des Professions de l’Enseignement no Quebec. 

Silvia Lopes da Silva Macedo, Université Paris-Est Créteil (UPEC), Val de Marne, França

Professora em Ciências da Educação no Instituto Nacional Superior de Formação de Professores e da Educação (Inspe) da UPEC e membro do laboratório CIRCEFT/ESCOL. Doutora em Antropologia e Etnologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, é especialista em questões de educação e escolarização entre as populações indígenas da Amazônia.

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Publicado

03-10-2025

Como Citar

Sarti, F. M., Souza Neto, S. de, Wentzel, B., & Macedo, S. L. da S. (2025). Apresentação – Formar os professores na universidade: Um desafio sempre renovado e estimulante. Cadernos De Pesquisa, 55, e12303. https://doi.org/10.1590/1980531412303

Edição

Seção

Universitarização e Profissionalização da Formação Docente: Tensões e Possibilidades