Feminismo no Brasil: uma trajetória particular
Palavras-chave:
Trabalho, Movimento de mulheres, Autoritarismo, Eleições, PolíticosResumo
Este artigo busca trilhar os caminhos particulares do movimento de mulheres no Brasil (a partir dos anos 70), do qual o feminismo é uma das facetas. A análise considera as características da sociedade brasileira, fundamentalmente desigual, e o contexto de autoritarismo político, onde emergiu o movimento. Este adquire, assim, feição própria, tendo um caráter inter-classes e uma forte tendência política, em detrimento das questões mais específicas da mulher. Estas ganham espaço posteriormente, nos anos 80, início do processo de redemocratização.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).