O diálogo intergeracional em uma rede colaborativa on-line de formação de professores

Autores

  • Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Itapetininga (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-4255-8358
  • Rosa Maria Moraes Anunciato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0003-1478-411X

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531411586

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pedagogia de Grupo, Educação em Parceria, Desenvolvimento das Competências Profissionais

Resumo

O diálogo intergeracional é caracterizado como princípio estruturante das relações estabelecidas em uma rede colaborativa de formação docente em um ambiente virtual de aprendizagem, no âmbito de uma investigação com professores em diferentes fases da carreira. A pesquisa apoia-se na compreensão da docência como processo contextualizado e relacional de desenvolvimento permanente. O estudo, de natureza qualitativa, teve como fontes de dados narrativas produzidas na ação on-line Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência 2016-24. Os resultados indicam o potencial formativo das redes colaborativas, evidenciando os fatores que constituem condições ao estabelecimento do diálogo intergeracional e os efeitos que dele decorrem, essenciais para a compreensão do conceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Itapetininga (SP), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora efetiva da Coordenadoria de Formação Pedagógica do IFSP.

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Doutora em Educação pela UFSCar. Professora titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

Alarcão, I., & Canha, B. (2013). Supervisão e colaboração: Uma relação para o desenvolvimento. Porto.

Almeida, A. C. M. de. (2023). A inclusão escolar pelo olhar de participantes da ReAD: Narrativas de professoras e licenciandas [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18770?show=full

Anunciato, R. M. M. (2023). Narrativas de professores, processos reflexivos e profissionalidade docente em uma comunidade de aprendizagem online. Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 15(33), 61-73. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.697

Assis, N. D. P. de, Visintin, C. D. N., Borges, A. de A. B., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2020). Mulher, mãe e filha cuidadora: Imaginários coletivos sobre relações intergeracionais. Psicologia Clínica, 32(2), 213-230. https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652020000200002

Aviz, R. F. de, & Hartmann, L. (2024). Pedagogia quilombola: Um estudo sobre a produção partilhada de narrativas entre crianças e idosos em um quilombo no sul do Brasil. Revista da FUNDARTE, 60(60), Artigo e1443. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1443

Azevedo, C., & Palmeirão, C. (2012). Diferentes experiências, uma nova convivência. Cadernos de Pedagogia Social, (4), 153-163. https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1953

Batista, M. L. M. (2018). Aprendendo a ser professor: Contribuições da Rede de Aprendizagem da Docência (ReAD) [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10030

Cardoso, L. C. (2016). Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência em um espaço híbrido de formação: O terceiro espaço [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7787?show=full

Cardoso, L. C., & Reali, A. M. de M. R. (2014). A aprendizagem da docência: Concepções de participantes de um programa híbrido de formação de professores. In Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância (Sied) e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED) (pp. 1-13). UFSCar. https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2171

Cruz, E. M. R. (2019). Professoras experientes e a base de conhecimento para o ensino: Pontas de icebergs [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11234

Cruz, L. P. da, Salvador, A. T., Toledo, C. H., Pinto, F. F., Lopes, M. P., Felix, R. B., Câmara, R. L., Sousa, T. R. de, & Lopes, V. S. S. (2011). Oficina de psicologia na Unati: Possibilidade para um diálogo intergeracional. In Anais do 6. Congresso de Extensão Universitária (p. 967). Unesp. https://repositorio.unesp.br/items/d080116a-8655-4cfd-b207-5973c421b5e2

Daré, A. C. L. (2010). Diálogos intergeracionais. Intervenção Social, (36), 35-45. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1471

Dominguez, I. G. P. (2017). Em defesa dos diálogos entre gerações para a sustentabilidade. Pesquisa em Educação Ambiental, 12(1), 115-128. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580X.vol12.n1.p115-128

Ferreira, A. C., Filho. (2023). Narrativas de egressos de cursos de licenciatura na Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência (ReAD) da UFSCar: Caminhos e possibilidades formativas [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20123?show=full

Ferreira, J. K. E. S., Lima, T. N. L. de, & Romeu, T. (2024). Histórias e vivências na Comunidade do Grilo: Um diálogo intergeracional. In Anais do 17. Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande. UFCG. https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2728

Fooken, I. (2015). A formação na maturidade como apropriação da própria história de vida. Educação & Realidade, 40(1), 17-32. https://doi.org/10.1590/2175-623647790

Gonçalves, M. R. (2012). A língua portuguesa e o conflito intergeracional em Timor-Leste. In R. Teixeira e Silva, Y. Qiarong, M. Espadinha, & A. Leal (Eds.), III SIMELP: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo. Universidade de Macau. https://hdl.handle.net/10779/uow.27800859.v1

Gracioli, J. M. A. (2022). Saberes geográficos compartilhados por professores dos anos iniciais do ensino fundamental na rede de aprendizagem e desenvolvimento da docência (ReAD) da UFSCar [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15659

Groppo, L. A., Trevisan, J., Borges, L. F., & Benetti, A. M. (2017). Ocupações no Sul de Minas: Autogestão, formação política e diálogo intergeracional. ETD: Educação Temática Digital, 19(1), 141-164. https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647616

Haas, E., Hudson, P., & Hudson, S. (2022). Mentoring for effective teaching: An analysis of Austrian teachers’ school-based mentoring practices. Journal of Education and Training Studies, 10(4), 130-139. https://doi.org/10.11114/jets.v10i4.5535

Hargreaves, A. (2005). Educational change takes ages: Life, career and generational factors in teachers’ emotional responses to educational change. Teaching and Teacher Education, 21(8), 967-983. https://doi.org/10.1016/j.tate.2005.06.007

Hudson, P., Spooner-Lane, R., & Murray, M. (2013). Making mentoring explicit: Articulating pedagogical knowledge practices. School Leadership & Management, 33(3), 284-301. https://doi.org/10.1080/13632434.2012.724673

Hupffer, H. M. (2012). Degradação ambiental e consciência da história efeitual: Contribuições de Hans-Georg Gadamer ao diálogo intergeracional. Revista Espaço Acadêmico, 11(131), 109-119. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13722

Kratz, V. C. L., Schneider, V. F. M., Sonego, J. C., & Rudnicki, T. (2018). Promoção de saúde de idosos institucionalizados e crenças quanto ao envelhecer: Projeto intergeracional. Revista Saúde e Pesquisa, 11(2), 277-286. https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/6338/3244

Lagoeiro, A. de C. D. (2019). Trilhando os caminhos do início da docência: Concepções sobre o percurso formativo no processo de tornar-se professor [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11510

Leonard, S. N. (2012). Professional conversations: Mentor teachers’ theories-in-use using the Australian National Professional Standards for Teachers. Australian Journal of Teacher Education, 37(12), 45-62. https://doi.org/10.14221/ajte.2012v37n12.7

Marcelo, C. (2002). Los profesores como trabajadores del conocimiento: Certidumbres y desafíos para una formación a lo largo de la vida. Educar, 30, 27-56. https://doi.org/10.5565/rev/educar.312

Marcelo, C. (2009). Desenvolvimento profissional docente: Passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, (8), 7-22. https://idus.us.es/items/5a7c59b5-5f8e-49e6-85cc-79f35b367449

Marini, C. (2018). Licenciandas em pedagogia na Rede de Aprendizagem da Docência (ReAD): Compreensões sobre a docência [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10824?show=full

Marques, G. M. V. (2023). Comunidade Quilombola Carnaúba II: Um estudo da relação entre afetos e território mediada pelo diálogo intergeracional [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74281

Martins, R. M. C. (2012). Mulheres aprendem com mulheres: Diálogo intergeracional sobre a prática de amamentar e os cuidados com o bebê [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2285?show=full

Mizukami, M. da G. N. (2004). Aprendizagem da docência: Algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação (Santa Maria. Online), 29(2), 33-49. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838

Nishida, W., Kupek, E., Zanelatto, C., & Bastos, J. L. (2020). Mobilidade educacional intergeracional, discriminação e hipertensão arterial em adultos do Sul do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 36(5), Artigo e00026419. https://doi.org/10.1590/0102-311X00026419

Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1106-1133. https://doi.org/10.1590/198053144843

Nóvoa, A., & Vieira, P. (2017). Um alfabeto da formação de professores. Crítica Educativa, 3(2), 21-49. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.217

Oliveira, M. V. B., & Mazuchelli, L. P. (2021). Responsabilidade intergeracional e pandemia de covid-19. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, 16(4), 29-52. https://doi.org/10.1590/2176-457351679

Oliveira, R. M. M. A. de. (2016). Narrativas profissionais de professoras brasileiras e portuguesas: Experiências em um ambiente on-line. In D. Z. Moraes, V. M. R. Cordeiro, & O. V. de Oliveira (Orgs.), Narrativas digitais, história, literatura e artes na pesquisa (auto)biográfica (Vol. 5, pp. 83-98). CRV.

Oliveira, R. M. M. A. de, & Gama, R. P. (2014). Desenvolvimento profissional docente e narrativas em diferentes momentos da formação e atuação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 23(41), 205-219. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-70432014000100018&lng=pt&nrm=iso

Palloff, R. M., & Pratt, K. (2004). O aluno virtual: Um guia para trabalhar com estudantes on-line. Artmed.

Patrício, M. R. (2019). Educação e formação em TIC intergeracional. In V. Gonçalves, J. A. Moreira, & Y. Corrêa (Orgs.), Educação e tecnologias na sociedade digital (pp. 33-48). Whitebooks. http://hdl.handle.net/10198/19480

Pereira, A. G. (2021). Desenvolvimento profissional docente de professoras experientes em formação contínua na ReAD [Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos]. Repositório Institucional UFSCar. https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/14695

Pereira, A. G., & Anunciato, R. M. M. (2023). Desenvolvimento profissional docente de professoras experientes: Entraves e investimentos. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 32(71), 237-254. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p237-254

Pimentel, L., Mónico Lopes, S., Pedrosa, B. da S., & Maurício, C. S. (2019). Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: Refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior. Revista INFAD de Psicología: International Journal of Developmental and Educational Psychology, 3(2), 307-322. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1921

Reali, A. M. de M. R., Tancredi, R. M. S. P., & Mizukami, M. da G. N. (2014). Desenvolvimento profissional de professores iniciantes em um programa de mentoria online: Experiências de ensino e aprendizagem (EEA) como ferramentas investigativas e formativas. Revista e-Curriculum, 12(1), 1033-1056. https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/10369

Santos, M. W. dos. (2012). Crianças no tempo presente: A sociologia da infância no Brasil. [Resenha do livro Sociologia da Infância no Brasil, de A. L. G. de Faria, & D. Finco (Orgs.)]. Pro-Posições, 23(2), 235-240. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642899

Sarti, F. M. (2009). Parceria intergeracional e formação docente. Educação em Revista, 25(2), 133-152. https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000200006

Sarti, F. M., & Bueno, M. C. (2017). Relação intergeracional e aprendizagem docente: Elementos para rediscutir a formação de professores. Revista Educação em Questão, 55(45), 227-253. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12752

Scramingnon, G., Garcia Castro, L., Brandão, R. S., & Kramer, S. (2024). Diálogos intergeracionais: O que dizem crianças, jovens e avós sobre infância. Revista Cocar, (25). https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9057

Souza, A. P. G. de, & Anunciato, R. M. M. (2019). Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: Contribuições da ReAD. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, 4(12), 1090-1109. https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109

Souza, F. J. da S., Pereira, L. L. K., & Berte, S. B. (2023). Cultura, memória social e processo educativo: Um estudo de caso. Revista Cocar, 19(37). https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7523

Souza, L. O., & Cruz, G. B. da. (2023). Pedagogas iniciantes e a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 104, Artigo e5565. https://www.scielo.br/j/rbeped/a/cFSFqDxz58xVMXbjzjhS4bn/?lang=pt#

Vaillant, D. (2016). Trabajo colaborativo y nuevos escenarios para el desarrollo profesional docente. Docência, (60), 5-13. http://repositorio.ucsh.cl/handle/ucsh/3097

Vaughan, N. D. (2010). A blended community of inquiry approach: Linking student engagement and course redesign. The Internet and Higher Education, 13(1-2), 60-65. https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2009.10.007

Villas-Boas, S., Oliveira, A. L., Ramos, N., & Montero, I. (2016). A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida: Desafios intergeracionais, sociais e pedagógicos. Investigar em Educação, (5), 117-141. http://hdl.handle.net/10400.2/5842

Wenger, E. (1998). Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge University Press.

Yot-Domínguez, C., & Marcelo, C. (2022). Estrategias de aprendizaje formal y no formal de docentes para su desarrollo profesional: Diseño y validación de un instrumento. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 30(82). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8476793

Downloads

Publicado

01-07-2025

Como Citar

Lagoeiro, A. de C. D., & Anunciato, R. M. M. (2025). O diálogo intergeracional em uma rede colaborativa on-line de formação de professores. Cadernos De Pesquisa, 55, e11586. https://doi.org/10.1590/1980531411586

Edição

Seção

Artigos