Cidadania(s) em obras didáticas de Projeto de Vida: (Im)possibilidades didático-pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531411355

Palavras-chave:

Projeto de Vida, Cidadania, Livro Didático, Ensino Médio

Resumo

O objetivo do artigo é analisar quais são as perspectivas de cidadania que embasam a introdução da “dimensão cidadã” do Projeto de Vida (PV) em obras didáticas do ensino médio. O corpus é composto por um Caderno de PV da rede paulista (do ano 2023) e por um livro do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. A metodologia de pesquisa orienta-se pela hermenêutica objetiva. Os resultados apontam que, na esteira de uma visão harmoniosa de vida social, são ausentes nos recortes investigados perspectivas de cidadania embasadas em leituras político-ideológicas ou em práticas transformadoras da sociedade. Identificam-se abordagens de viés individual-comportamental ou participativo que se diferem no corpus pelo grau de articulação com a premissa de bem comum e coletividade.

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Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos de Sá, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Pesquisadora do Departamento de Educação da UFSCar. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com experiência na área de linguagem e educação.

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Doutor em Educação na área de filosofia, história e educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação na área de filosofia e história da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e licenciado em Filosofia pela PUC-Campinas. Professor associado do Departamento de Educação da UFSCar, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da UFSCar. 

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Publicado

18-06-2025

Como Citar

Sá, A. P. dos S. de, & Gomes, L. R. (2025). Cidadania(s) em obras didáticas de Projeto de Vida: (Im)possibilidades didático-pedagógicas. Cadernos De Pesquisa, 55, e11355. https://doi.org/10.1590/1980531411355

Edição

Seção

Artigos