Cidadania(s) em obras didáticas de Projeto de Vida: (Im)possibilidades didático-pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411355Palavras-chave:
Projeto de Vida, Cidadania, Livro Didático, Ensino MédioResumo
O objetivo do artigo é analisar quais são as perspectivas de cidadania que embasam a introdução da “dimensão cidadã” do Projeto de Vida (PV) em obras didáticas do ensino médio. O corpus é composto por um Caderno de PV da rede paulista (do ano 2023) e por um livro do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. A metodologia de pesquisa orienta-se pela hermenêutica objetiva. Os resultados apontam que, na esteira de uma visão harmoniosa de vida social, são ausentes nos recortes investigados perspectivas de cidadania embasadas em leituras político-ideológicas ou em práticas transformadoras da sociedade. Identificam-se abordagens de viés individual-comportamental ou participativo que se diferem no corpus pelo grau de articulação com a premissa de bem comum e coletividade.
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