Ensino médio: Criando um projeto moral para gerenciar o futuro dos jovens

Autores

Palavras-chave:

Projeto de Vida, Ensino Médio, Currículo

Resumo

Focalizo discursos que têm contribuído para que o sintagma projeto de vida carreie sentidos na tentativa de regulação do futuro dos jovens, por meio da educação moral. Em uma abordagem teórico-discursiva e desconstrucionista, operando centralmente com as noções de sedimentação e tradução/suplementação, argumento que o discurso do projeto de vida tenta instituir a impossível harmonia social, associada à racionalidade neoliberal articulada a demandas ultraconservadoras. Discuto que tais registros acenam a uma impossível sociedade sem antagonismos e sofrimentos em um futuro a ser programado. Concluo, defendendo a importância de se deixar o porvir ao por vir e questionando a normatividade da proposta curricular para o ensino médio por intermédio do componente curricular projeto de vida.

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Biografia do Autor

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Alice Casimiro Lopes concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1996. Atualmente é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Procientista nessa mesma instituição. É Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2009 e bolsista de produtividade do CNPq desde 1998, hoje com nível 1 A. É membro do Grupo Gestor do Capes PrInt UERJ e Representante das Universidades Estaduais - UERJ no Conselho Superior da Faperj, onde atua como Presidente do Conselho. Atualmente é Assessora da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UERJ. Maiores informações sobre suas pesquisas e produções podem ser obtidas na página www.curriculo-uerj.pro.br

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Publicado

23-07-2024

Como Citar

Lopes, A. C. (2024). Ensino médio: Criando um projeto moral para gerenciar o futuro dos jovens. Cadernos De Pesquisa, 54, e11191. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11191

Edição

Seção

Artigos