Visibilidade e reconhecimento sociopolítico: O povo de axé nas pós-graduações

Autores

Palavras-chave:

Afrorreligiosos(as), Curso de Pós-Graduação, Racismo Religioso, Trajetórias Educacionais

Resumo

A pesquisa reconstituiu trajetórias de estudantes e egressos de pós-graduação na área de ciências humanas que se identificam como povos de terreiros e que obtiveram formação nos últimos 10 anos, e analisou as repercussões da formação acadêmica nas instituições de ensino e nas comunidades de terreiro. A pesquisa qualitativa pautou-se pela interlocução com afrorreligiosas(os) de oito estados brasileiros e se constrói em perspectiva decolonial. Atenta-se ao impacto das ações afirmativas no ensino superior e aos adeptos de religiões afro-brasileiras. Os dados apontam o racismo religioso e epistêmico, e a sobreposição de discriminações no ambiente acadêmico, mas também diferentes estratégias de enfrentamento ao racismo.

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Biografia do Autor

Cleyde Rodrigues Amorim, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória (ES), Brasil

É professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em  Educação (PPGMPE) da UFES. Antropóloga; pesquisa sobre: identidades e diversidades étnicas e culturais; práticas culturais, saberes tradicionais e representações sociais dos afro-brasileiros e povos de Matriz africana; educação das relações ético-raciais; sociologia no ensino médio.

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Publicado

02-12-2024

Como Citar

Amorim, C. R. (2024). Visibilidade e reconhecimento sociopolítico: O povo de axé nas pós-graduações. Cadernos De Pesquisa, 54, e10786. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10786

Edição

Seção

Artigos