Experiência escolar no ensino médio noturno: Uma análise comparativa

Autores

Palavras-chave:

Experiência, Ensino Médio, Ensino Regular Noturno, Análise Comparativa

Resumo

O artigo analisa a experiência escolar no ensino médio noturno de jovens estudantes matriculadas na modalidade regular. Foram realizados oito grupos de discussão com estudantes mulheres, de duas escolas públicas do Distrito Federal, interpretados a partir do método documentário. Os resultados da análise comparativa constataram que a construção da experiência escolar durante o ensino médio noturno, e o conjunto de práticas que a fundamenta, está estruturada por um quadro de orientação constituído empiricamente na relação de conflito que se estabelece entre um padrão institucionalizado de desenvolvimento da carreira escolar e o habitus das estudantes. O problema do desajuste habitual conecta diferentes estudantes do período noturno a um mesmo espaço conjuntivo de experiência.

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Biografia do Autor

Hamanda Pontes, Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Doutoranda em Educação pela mesma universidade. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU) e integra o Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidade (JEDS).

Wivian Weller, Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPQ - PQ1B. Coordenadora do grupo de pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU), cadastrado no diretório de grupos do CNPq, e da Rede Juventude e Ensino Médio (Rede JuvEM - CNPq - Chamada Pro-Humanidades).

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Publicado

05-06-2024

Como Citar

Pontes, H. ., & Weller, W. (2024). Experiência escolar no ensino médio noturno: Uma análise comparativa. Cadernos De Pesquisa, 54, e10374. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10374

Edição

Seção

Artigos