Adolescente no contexto das altas habilidades/superdotação: avaliação psicopedagógica

Autores

  • Carina Alexandra Rondini Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto-SP, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5244-5402

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7051

Palavras-chave:

Avaliação Assistida, Aluno com Altas Habilidades/Superdotação, Interação Professor-aluno.

Resumo

Trata-se de estudo de caso, objetivando-se pôr à prova a suspeita de características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em um adolescente de 12 anos, do sexo masculino, realizando-se dez sessões de avaliação psicopedagógica. Após anamnese detalhada com a mãe e com o adolescente, foram empreendidos testes psicopedagógicos e um de eficiência intelectual, aplicado por uma psicóloga colaboradora, como forma de avaliação multirreferencial e multimétodos. O adolescente foi avaliado com bons recursos intelectuais; todavia, características de AH/SD foram vistas apenas pela mãe, e não pelos professores participantes. Acompanhamento assistido em atividades e oferecimento de enriquecimento curricular nas áreas de seu interesse (dentro ou fora da sala de aula) e no nível de seu desempenho foram prescritos.

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Biografia do Autor

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto-SP, Brasil

Departamento de Ciência de Computação e Estatística (DCCE)

 

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Publicado

05-11-2020

Como Citar

Rondini, C. A. (2020). Adolescente no contexto das altas habilidades/superdotação: avaliação psicopedagógica. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(77), 496–518. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7051

Edição

Seção

Artigos