A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação

Autores

  • Maria Goreti Farias Machado Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5734-4977
  • Maria Beatriz Gomes da Silva Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4988

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Coordenadoria Regional de Educação, Participação, Sistema Estadual de Avaliação Participativa

Resumo

O artigo é um recorte de pesquisa e analisa o processo da avaliação institucional em uma Coordenadoria Regional de Educação, buscando identificar a ocorrência, ou não, de mudanças durante e após a realização da avaliação diagnóstica instituída pelo Sistema Estadual de Avaliação Participativa, para a rede estadual de ensino gaúcha. As análises tiveram como fontes o banco de dados do sistema on-line da avaliação institucional, observação em formações realizadas para a implementação da política e entrevista com responsáveis pela elaboração do diagnóstico. Pode-se afirmar que, na instância analisada, os objetivos do sistema de avaliação e a dinâmica prevista para sua realização foram observados e mantidos, gerando conhecimentos e aprendizagens com potencial para qualificar as práticas institucionais.

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Biografia do Autor

Maria Goreti Farias Machado, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Professora adjunta do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS

Maria Beatriz Gomes da Silva, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Professora adjunta aposentada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Machado, M. G. F., & Silva, M. B. G. da. (2018). A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 654–682. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4988

Edição

Seção

Artigos