Avaliação e recuperação nos Ginásios Estaduais Pluricurriculares Experimentais – Gepes (1967-1969)

Autores

  • Carlos Eduardo Bizzocchi Universidade Paulista (Unip), São Paulo-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4710

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Estudos de Recuperação, Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental da Lapa, Gepe.

Resumo

Os processos de avaliação e recuperação integraram-se como ferramentas fundamentais para a promoção automática (como era denominada a progressão continuada) de 1967 a 1969, enquanto funcionou o Núcleo Experimental da Lapa, que coordenou o Grupo Escolar Experimental “Dr. Edmundo de Carvalho” e quatro unidades do Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental (Gepe) na zona oeste paulistana, com o objetivo de implantar a continuidade dos ensinos primário e ginasial. O Núcleo valeu-se de variadas formas de avaliação e recuperação para validar a promoção automática. Com base na revisão bibliográfica, o presente estudo procedeu a uma análise crítica dos relatórios anuais das unidades e dos processos de formulação das propostas de avaliação e recuperação que fizeram parte do projeto, relatando a trajetória nem sempre linear em busca da melhor forma de avaliar e aprovar o aluno, diante do novo desafio da organização por ciclos.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Bizzocchi, Universidade Paulista (Unip), São Paulo-SP, Brasil

Mestre em Educação - Universidade Paulista

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

Bizzocchi, C. E. (2018). Avaliação e recuperação nos Ginásios Estaduais Pluricurriculares Experimentais – Gepes (1967-1969). Estudos Em Avaliação Educacional, 29(71), 438–471. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4710

Edição

Seção

Artigos