Rankings na educação superior: as melhores faculdades do Brasil (1982-2000)

Autores

  • Adolfo Ignacio Calderón
  • Raone Cezar Matias
  • Henrique da Silva Lourenço

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255720142830

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO SUPERIOR • RANKINGS ACADÊMICOS •RANKING PLAYBOY • AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Resumo

Este artigo aborda o estudo do extinto ranking Melhores Faculdades, o primeiro no campo da educação superior brasileira, criado em 1981 e editado anualmente, por dezenove anos, pela revista masculina Playboy. Foca o funcionamento e a metodologia desse ranking a partir de uma revisão bibliográfica e documental, envolvendo artigos científicos, notícias de jornal, depoimentos de autoridades universitárias publicados em portais da internet e, sobretudo, a análise de suas edições. Partindo da contextualização teórica sobre os rankings acadêmicos, o artigo revela a metodologia adotada pelo ranking em questão, baseada principalmente nas opiniões de chefes de recursos humanos de grandes empresas e diretores dos cursos avaliados, demonstrando a predominância de um grupo de instituições da região Sudeste como responsáveis pelos cursos de melhor qualidade e acenando para, apesar das críticas, a aceitação dos rankings como referenciais de qualidade pelos gestores universitários.

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Publicado

30-04-2014

Como Citar

Calderón, A. I., Matias, R. C., & Lourenço, H. da S. (2014). Rankings na educação superior: as melhores faculdades do Brasil (1982-2000). Estudos Em Avaliação Educacional, 25(57), 226–247. https://doi.org/10.18222/eae255720142830

Edição

Seção

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