Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos

Autores

  • Neusi Aparecida Navas Berbel
  • Cláudia Chueire de Oliveira
  • Maura Maria Morita Maura Maria

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae173520062112

Palavras-chave:

Avaliação Da Aprendizagem, Práticas Avaliativas Positivas, Ensino Superior, Metodologia Da Problematização

Resumo

Este artigo relata parte de uma investigação acerca da avaliação da aprendizagem em licenciaturas, por meio da Metodologia da Problematização. O foco da problematização foram as práticas avaliativas positivas de 48 docentes indicados por alunos em pesquisa anterior. Buscou-se saber que fatores explicam tais práticas avaliativas e que lições podem ser delas extraídas, referentes aos aspectos didático-pedagógicos. Nas entrevistas, dois grupos de aspectos foram verificados: os que revelam os sinais de mudança da prática avaliativa e as modalidades de avaliação praticadas, em suas combinações e características. As lições extraídas da análise, com apoio na literatura, valorizam: práticas que privilegiam a orientação e o acompanhamento dos alunos visando ao aprendizado destes; a indissociabilidade entre a avaliação e a metodologia de ensino, e a prática de avaliação vinculada a um alto nível de exigência. Evidenciou-se também que um movimento de continuidade/ruptura nos processos de avaliação os aproximam da avaliação formativa.

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Biografia do Autor

Neusi Aparecida Navas Berbel

Cláudia Chueire de Oliveira

Maura Maria Morita Maura Maria

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Publicado

30-12-2006

Como Citar

Berbel, N. A. N., Oliveira, C. C. de, & Maura Maria, M. M. M. (2006). Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(35), 135–158. https://doi.org/10.18222/eae173520062112

Edição

Seção

Artigos