Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria

Autores

  • Silvia M. Gasparian Colello

Palavras-chave:

Desenvolvimento Motor da Criança, Construtivismo

Resumo

A partir da constatação do plano secundário que a atividade física ocupa nas escolas tradicionais, o artigo pretende resgatar o significado do fazer corporal no desenvolvimento infantil. Se ao lado do treinamento motor, o movimento humano for considerado como uma forma de linguagem, de manifestação afetiva e cognitiva, torna-se possível reintegrar o corpo no processo de aprendizagem e, particularmente, na apropriação da língua escrita. Mais do que garantir a sua dimensão figurativa (registro legível dos caracteres gráficos), a vivência motora assegura a formação do interlocutor, que é indispensável na expressão da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia M. Gasparian Colello

Downloads

Publicado

30-11-1993

Como Citar

Colello, S. M. G. (1993). Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria. Cadernos De Pesquisa, (87), 58–61. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/927

Edição

Seção

Artigos