“Julguemos o presente pelo passado”: coroamento da educação física pelos esportes

Juliana Martins Cassani, Amarílio Ferreira Neto, Lucas Oliveira Rodrigues de Carvalho, Wagner dos Santos

Resumo


O artigo analisa as orientações para o ensino dos esportes publicadas na imprensa periódica de ensino e de técnicas da educação física, no período 1932-1960, tendo como fontes a Revista de Educação Física e a revista Educação Physica. Utilizou-se, como pressuposto teórico-metodológico, o conceito de análise pela materialidade dos impressos. As fontes acenam para um conjunto de saberes necessários ao exercício da docência, remetendo a um projeto de formação profissional. Estudar, apropriar-se corporalmente dos exercícios, mediar as relações interpessoais, conhecer as regras e a história das práticas esportivas são uma condição para o coroamento da educação física nas escolas, sem os quais perdem-se a profundidade e a complexidade requeridas para a organização dos seus programas de ensino. 

Educação Física, Esportes, Periódicos, Métodos de Ensino

 

“We judge the present by the past”: the crowning of physical education by sports

This article analyzes orientations for teaching sports published in journals about the teaching and techniques of physical education from the period 1932-1960, using as sources the Revista de Educação Física [Journal of Physical Education] and Educação Physica [Physical Education]. The theoretical-methodological basis for the article was the analysis of the materiality of printed. The sources indicate a body of knowledge needed to teach physical education, related to a project of professional education. The conditions for crowning physical education in schools include the need to study, corporally appropriate the exercises, mediate interpersonal relations, and know the rules and history of sporting practices, to maintain the depth and complexity required for the organization of their educational programs. 

Physical Education, Sports, Periodicals, Teaching Methods 

 

“Juger le présent a l’aide du passé”: sacre de l’éducation physique par les sports 

Cet article analyse les directives pour l’enseignement du sport publiées dans la presse périodique consacrée à l’enseignement et aux techniques de l’éducation physique (1932-1960). Il a pour sources la Revista de Educação Física et la périodique Educação Physica, et utilise, comme hypothèses théoriques et méthodologiques, le concept d’analyse de la matérialité de l’imprimé. Les sources indiquent un ensemble de savoirs nécessaires à l’exercice de l’enseignement, qui renvoye à un projet de formation professionnelle. Étudier, s’approprier des exercices corporels, intermedier des rapports interpersonnels, connaître les règles et l’historique des pratiques sportives sont une condition préalable au sacre de l’éducation physique à l’école, sans laquelle la profondeur et la complexité nécessaires à l’organisation échappent à leurs programmes d’éducation. 

Éducation Physique, Sport, Périodiques, Méthode Pédagogique 

 

“Julguemos el presente por el pasado”: coronación de la educación física por los deportes 

El artículo analiza las orientaciones para la enseñanza de los deportes publicadas en la prensa periódica de enseñanza y de técnicas de educación física, en el período 1932-1960, teniendo como fuentes la Revista de Educação Física y la revista Educação Physica. Los supuestos teóricos y metodológicos utilizados fueron el concepto de análisis por la materialidad de los impresos. Las fuentes muestran un conjunto de conocimientos necesarios para el ejercicio de la enseñanza, que nos remiten a un proyecto de formación profesional. Estudiar, apropiarse corporalmente de los ejercicios, mediar las relaciones interpersonales, conocer las reglas y la historia de las prácticas deportivas son una condición para coronar la educación física en las escuelas, sin lo cual se pierde la profundidad y la complejidad requeridas para la organización de sus programas de enseñanza. 

Educación Física, Deportes, Publicación Periódica, Método de Enseñanza


Palavras-chave


Educação Física, Esportes, Periódicos, Métodos de Ensino

Texto completo:

PDF pdf inglês

Referências


ADAMS, H. W. Comentários, sob fórma de perguntas e respostas, a respeito de varis aspectos do volley-ball. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 7, p. 19-21, dez. 1936.

ADAMS, H. W. Volley-ball technico. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 8, p. 30-32, fev. 1937a.

ADAMS, H. W. Volley-ball technico. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 9, p. 42-45, abr. 1937b.

ADAMS, H. W. Como ensinar o volley-ball technico. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 10, p. 94-96, jul. 1937c.

ADAMS, H. W. Volley ball technico: como ensinar o volley ball technico. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 11, p. 49-51, set. 1937d.

ALBERTO, C. Imprensa e esporte. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 79-80, 1932.

ALLEN, F. C. O segredo de fazer menos “fouls”. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 119-120, 1932.

ASHLES, C. W. O volley-ball já não é mais “um jogo para velhos”. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 6, p. 43-44, set. 1936.

AZEVEDO, F. de. Da educação física: o que ela é, o quem tem sido e o que deveria ser. São Paulo: Melhoramentos, 1960.

BALL, W. H. Codigo de honra do athleta amador. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 83-85, 1932.

BASTOS JR., J. S. Basket-ball: técnica individual e seu desenvolvimento. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano VI, n. 38, p. 29- 32, maio 1938a.

BASTOS JR., J. S. Basket-ball: técnica individual e seu desenvolvimento. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano VI, n. 40, p. 33-35, jul. 1938b.

BASTOS JR., J. S. Basket-ball: técnica individual e seu desenvolvimento. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano VI, n. 41, p. 3-5, ago. 1938c.

BASTOS JR., J. S. Basket-ball: técnica individual e seu desenvolvimento. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano VI, n. 42, p. 11-14, set. 1938d.

BASTOS JR., J. S. Basket-ball: técnica individual e seu desenvolvimento – coordenação do cap. José S. Bastos Junior. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano VI, n. 43, p. 10-11, out. 1938e.

BASTOS JR., J. S. Basquetebol: técnica individual e seu desenvolvimento – coordenação dos cap. José S. Bastos Junior instrutor da E.E.F.E. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano VI, n. 44, p. 33-36, nov. 1938f.

BENNET, V. S. Signaes com as mãos para juizes. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 6, p. 43, set. 1936.

BICCAS, M. de S. O impresso como estratégia de formação: Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). São Paulo: Fino Traço, 2008.

BOSCOLI, G. Valor do “coach” num team. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 45-48, 1932.

BROWN, F. Commentarios sobre basket-ball. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 67-68, 1932.

BROWN JR., J. Volley-ball: conselhos primários. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 6, p. 31-32, set. 1936.

CARLSON, H. C. Fundamentos do basket-ball. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 103-108, 1932.

CARVALHO, M. M. C. de. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos. In: PINTASSILGO, J. et al. (org.). História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Edições Colibri; Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa, 2006. p. 141-175.

CASSANI, J. M. Da imprensa periódica de ensino e de técnicas aos livros didáticos da educação física: trajetórias de prescrições pedagógicas (1932-1960). 2018. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

CHARTIER, A.-M. Um dispositivo sem autor: cadernos e fichários na escola primária. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 3, p. 9-26, jan./jun. 2002.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

CHARTIER, R. À beira da falésia: a história cultural entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

CHIOCCA, R. Bola ao cesto feminino. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 99-100, 1932.

CROMIE, C. Volley-ball nos collegios. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 6, p. 40-42, set. 1936.

CROSSMAR, N. Volley-ball para senhoras e moças. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 6, p. 45, set. 1936a.

CROSSMAR, N. Regras para moças de escola elementar. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 6, p. 45-46, set. 1936b.

EDUCAÇÃO PHYSICA, Rio de Janeiro, n. 1, 1932.

EDUCAÇÃO PHYSICA, Rio de Janeiro, n. 3, 1933.

EDUCAÇÃO PHYSICA, Rio de Janeiro, n. 6, 1936.

FERREIRA NETO, A. Publicações periódicas de ensino, de técnicas e de magazines em educação física e esporte. In: DACOSTA, L. P. (org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005. p. 776-777.

FERREIRA NETO, A. et al. Catálogo de periódicos de educação física e esportes (1930- 2000). Vitória: Proteoria, 2002.

FERREIRA NETO, A. et al. Por uma teoria da educação física brasileira na imprensa periódica de ensino, técnica e científica. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1473-1497, out./dez. 2014.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GÓIS JR., E. A institucionalização da educação física na imprensa: a construção da Escola Superior de Educação Physica de S. Paulo na década de 1930. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 701-714, abr./jun. 2017.

GÓIS JR., E.; MELO, V. A.; SOARES, A. J. G. Para a construção da nação: debates brasileiros sobre educação do corpo na década de 1930. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 343-360, abr./jun. 2015.

HOFFER, J. Atletismo. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 3, p. 15-16, set. 1933a.

HOFFER, J. Corridas. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 3, p. 17-24, set. 1933b.

HOFFER, J. Barreiras. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 3, p. 24-26, set. 1933c.

HOFFER, J. Arremesso de peso. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 3, p. 26-27, set. 1933d.

HOFFER, J. Arremesso do disco. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 3, p. 29-30, set. 1933e.

HOFFER, J. Arremesso do dardo. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 3, p. 30, set. 1933f.

HOFFER, J. Salto de distancia com impulso. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 3, p. 31-32, set. 1933g.

HOFFER, J. Salto de altura com impulso. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 3, p. 33-34, set. 1933h.

HOFFER, J. Salto com vara. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 3, p. 35-38, set. 1933i.

JOHNSON, D. M. H. Volley-ball para homens de negocio. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 6, p. 44, set. 1936.

KEOGAN, G. Qualidades de um bom jogador de basket-ball. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 61-63, 1932.

LAVEAGA, R. E. Como conduzir um torneio de volley-ball. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 6, p. 33-36, set. 1936a.

LAVEAGA, R. E. Introducção do volley-ball. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 6, p. 36-40, set. 1936b.

LINHALES, M. A. Esporte e escola: astúcias na “energização do caráter” dos brasileiros. In: DEL PRIORE, M.; MELO, V. A. (org.). História do esporte no Brasil: do império aos dias atuais. São Paulo: Editora da Unesp, 2009. p. 331-358.

LIRA, A. P. Estudo dos lançamentos. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano 2, n. 9, p. 24-25, jun. 1933a.

LIRA, A. P. Estudo dos lançamentos. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano 2, n. 10, p. 24-25, ago. 1933b.

LIRA, A. P. Estudo dos lançamentos. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano II, n. 11, p. 22-24, out. 1933c.

LIRA, A. P. Estudo dos lançamentos. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano 2, n. 14, p. 33-36, jan. 1934a.

LIRA, A. P. Estudo dos lançamentos. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano 3, n. 15, p. 5-8, abr. 1934b.

LIRA, A. P. Página atlética: ensinando por gravuras. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano VI, n. 40, p. 27, jul. 1938a.

LIRA, A. P. Página atlética: ensinando por gravuras. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano VI, n. 41, p. 7, ago. 1938b.

LIRA, A. P. Página atlética: ensinando por gravuras. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano VI, n. 42, p. 51, set. 1938c.

LIRA, A. P. Página atlética: ensinando por gravuras – pelo capitão Antônio Pereira Lira campeão brasileiro de peso. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano VI, n. 43, p. 31, out. 1938d.

LOYOLA, H. Voleibol. Rio de Janeiro: Cia. Brasil Editora, [193-?].

MORAES, C. Algumas combinações de successo. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 97-98, 1932.

OEST, H. Os factores de brilho de uma partida de basket-ball. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 81-82, 1932.

PACHECO, R. Bola ao cesto. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 95, 1932.

RAPOSO, J. da G. A infância, a adolescência e a necessidade da pratica dos esportes. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, ano XXVI, n. 88, p. 11-12, jul. 1958.

RETZ, R. P. C. Ver para fazer e aprender para ensinar: prescrições pedagógicas em imagens para a educação física (1932-1960). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

REZENDE, O. M. Technica de basket-ball. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 5-37, 1932.

ROGERS, F. R. Afinal de contas para que jogar volley-ball? Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 6, p. 46-48, set. 1936.

SANTOS, M. R. Campeonatos collegiaes. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 93-94, 1932.

SCHNEIDER, O. Educação Physica: a arqueologia de um impresso. Vitória: Editora da Ufes, 2010.

SCHNEIDER, O. et al. A educação física, o esporte e o (Pan-)Americanismo em revista (1932-1950). Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 25, n. 2, p. 245-256, 2. trim. 2014.

SEVCENKO, N. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SIMS, H. J. Histórico do basket-ball no Brasil. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 1, p. 53-58, 1932.

TORNEY JR., J. Jogo, exercicios e planos para o ensino de bola-ao-cesto. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 30, p. 31-34 e 68-71, maio 1939.

WELLS, C. Bola ao cesto: entrenamento fundamental. Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 26, p. 26-31 e 78, jan. 1939.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Financiadores: