Dimensões biográficas, respostas comunitárias: tensões numa política socioeducacional em Portugal

Fátima Antunes, Rosanna Barros

Resumo


Neste artigo debatemos sentidos da microintervenção educacional levada a cabo em projetos de âmbito comunitário. Interessou-nos estudar implicações entre as novas lógicas de gestão pública e a gestão de desigualdades sociais e escolares, que o Programa InovAção (PI) traduz. A análise dos dados sugere a ambivalência de sentidos e resultados da microintervenção comunitária: observam-se práticas, apoiadas em compromissos sociais alargados, de construção coletiva da capacitação individual (a gestão do eu, aprender o ofício de aluno, normalizar biografias académicas) em tensão com a vinculação a respostas educacionais de cariz remediativo e orientações para a individualização e localização das intervenções face a problemas escolares, de que são objeto os sujeitos excluídos.

Governação, Fracasso Escolar, Abandono Escolar, Desigualdades Socioeducativas


Biographical dimensions, community responses: tensions of a socioeducational policy in Portugal 

In this article we discuss the meanings of educational micro-intervention carried out in community-based projects. We aimed to study the implications of the new rationales of public management and the management of social and school inequalities, present in the Programa InovAção [Innovation Program] (PI). The analysis of the data suggests the ambivalence of meanings and results of community micro-intervention: we observed practices, supported by broad social commitments, of collective construction of individual empowerment (themanagement of the self, learning the task of the pupil, normalising academic biographies); these practices were inhabited by tensions coming from the connection to remedial educationalresponses and guidelines towards the individualization and localisation of interventions facing school problems, which have by object the subjects excluded.

 

Governance, School Failure, School Drop-Out, Socioeducational Inequalities

 

Dimensions biographiques, réponses communautaires: tensions concernant une politique socio-éducative au Portugal 

Dans cet article, nous discutons le sens d’une micro-intervention éducative mise en place dans le cadre de projets communautaires. Nous avons cherché à étudier les implications entre les nouvelles logiques de gestion publique et la gestion des inégalités sociales et scolaires, que le Programa InovAção [Programme Innovation] (PI) traduit. L’analyse des données suggère l’ambivalence du sens et des résultats de cette micro-intervention communautaire: on observe des pratiques qui sont soutenues par de grands engagements sociaux et visent la construction collective de la capacitation individuelle (gestion de soi, apprentisage du métier d’élève, normalization des biographies académiques), mais qui entrent en tension avec les réponses éducatives mises en oeuvre pour les sujets exclus,telles que le rattrapage scolaire, et les orientations pour l’individualisation et la localisation des interventions face aux problèmes scolaires. 

Gouvernance, Échec Scolaire, Décrochage, Inégalités Scolaires 

 

Dimensiones biográficas, respuestas comunitárias: tensiones en una política socioeducativa en Portugal 

En este artículo discutimos los sentidos de la microintervención educativa llevada a cabo en proyectos comunitarios. Nos interesó estudiar las implicaciones entre las nuevas lógicas de la gestión pública y la gestión de las desigualdades sociales y escolares, que refleja el Programa InovAção [Programa Innovación] (PI). El análisis de los datos muestra la ambivalencia de los sentidos y resultados de la microintervención comunitaria: se observan las prácticas, respaldadas por amplios compromisos sociales, de construcción colectiva de la capacitación individual (autogestión, aprender el oficio de alumno, normalizar biografias académicas) en tensión con la vinculación a respuestas educativas correctivas y pautas para la individualización y localización de intervenciones frente a problemas escolares, de las que son objeto los sujetos excluidos. 

Gobernancia, Fracaso Escolar, Abandono Escolar, Desigualdades Socioeducativas 


Palavras-chave


Governação, Fracasso Escolar, Abandono Escolar, Desigualdades Socioeducativas

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