Dimensões biográficas, respostas comunitárias: tensões numa política socioeducacional em Portugal

Autores

  • Fátima Antunes Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Braga, Portugal http://orcid.org/0000-0001-9045-7757
  • Rosanna Barros Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações (CIEO), Universidade do Algarve, Faro, Portugal

Palavras-chave:

Governação, Fracasso Escolar, Abandono Escolar, Desigualdades Socioeducativas

Resumo

Neste artigo debatemos sentidos da microintervenção educacional levada a cabo em projetos de âmbito comunitário. Interessou-nos estudar implicações entre as novas lógicas de gestão pública e a gestão de desigualdades sociais e escolares, que o Programa InovAção (PI) traduz. A análise dos dados sugere a ambivalência de sentidos e resultados da microintervenção comunitária: observam-se práticas, apoiadas em compromissos sociais alargados, de construção coletiva da capacitação individual (a gestão do eu, aprender o ofício de aluno, normalizar biografias académicas) em tensão com a vinculação a respostas educacionais de cariz remediativo e orientações para a individualização e localização das intervenções face a problemas escolares, de que são objeto os sujeitos excluídos.

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Biografia do Autor

Fátima Antunes, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Braga, Portugal

Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Educação, Coordenadora do Grupo de Investigação Políticas, Governação e Administração da Educação/Centro de Investigação em Educação. Investigadora responsável do projeto Locais Educadores: Práticas, Vozes e Percursos de Educação Inclusiva (2016-2019), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES (PTDC/MHC-CED/3775/2014).

Rosanna Barros, Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações (CIEO), Universidade do Algarve, Faro, Portugal

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação e Comunicação
Diretora do Mestrado em Educação Social

 

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Publicado

09-10-2019

Como Citar

Antunes, F., & Barros, R. (2019). Dimensões biográficas, respostas comunitárias: tensões numa política socioeducacional em Portugal. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 244–265. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5894

Edição

Seção

Artigos