Aspectos da profissão docente no Brasil: análises exploratórias do Pisa 2015

Autores

  • Carla Barroso da Costa Université du Québec à Montréal (UQAM), Montréal-QC, Canadá http://orcid.org/0000-0002-6475-9388
  • Marcella Laureano Prottis Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília-DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.6033

Palavras-chave:

Prática Docente, Valorização do Professor, Pisa, Regressão Linear

Resumo

O presente artigo analisa a associação existente entre diferentes variáveis da profissão docente: o engajamento profissional afetivo dos docentes, a satisfação no trabalho, as interações com colegas e direção da escola, a percepção sobre as condições de trabalho e o desejo de tornar-se professor. Para isso, utilizam-se as respostas dos docentes de Português (N = 1.346) e de Matemática (N = 816) ao questionário do professor aplicado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa 2015). O estudo revela quão importantes são as interações estabelecidas na escola e a percepção positiva dos docentes em relação à carreira para a satisfação no trabalho e o engajamento profissional. Os resultados contribuem para o processo de discussão sobre as políticas de valorização do docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Barroso da Costa, Université du Québec à Montréal (UQAM), Montréal-QC, Canadá

Professora do Departamento de educação e pedagogia, atuando na área de medidas e avaliação.

Marcella Laureano Prottis, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília-DF, Brasil

Pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Referências

ANARI, Nahid Naderi. Teachers: emotional intelligence, job satisfaction, and organizational commitment. Journal of Workplace Learning, Bingley, United Kingdom, v. 24, n. 4, p. 256-269, May 2012.

ANDRADE, Guilherme Assunção de; KILIMNIK, Zélia Miranda; PARDINI, Daniel Jardim. Carreira tradicional versus carreira autodirigida ou proteana: um estudo comparativo sobre a satisfação com a carreira, a profissão e o trabalho. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 13, n. 31, p. 58-80, set./dez. 2011.

ATLAS DES POPULATIONS ET PAYS DU MONDE. PolulationData.net: atlas de population et pays du monde. s.d. Disponível em: https://www.populationdata.net/. Acesso em: 15 abr. 2018.

BARBOSA, Andreza. Salários docentes, financiamento e qualidade da educação no Brasil. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 511-532, abr./jun. 2014.

BARROSO DA COSTA, Carla. L’engagement professionnel chez les nouveaux enseignants et la satisfaction des gestionnaires d’école à l’égard du travail effectué par les enseignants novices. Tese (Doutorado) – Université de Montréal, Quebec, 2014.

BARROSO DA COSTA, Carla. O engajamento profissional afetivo dos professores do ensino primário e secundário no Québec: estudo de um modelo teórico. Trabalho (En)Cena, Tocantins, v. 3, n. 1, p. 131-147, mar. 2018.

BARROSO DA COSTA, Carla; LOYE, Nathalie. L’engagement professionnel affectif chez les nouveaux enseignants du primaire et du secondaire : une étude canadienne. Revue des sciences de l’éducation, Montréal, v. 42, n. 3, p. 1-35, déc. 2016.

BASQUE, Marc. Les déterminants de la réussite scolaire dans les écoles efficaces. 2014. Tese (Doutorado) – Université Laval, Quebec, 2014.

BAUER, Adriana; CASSETTARI, Nathalia; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Políticas docentes e qualidade da educação: uma revisão da literatura e indicações de política. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, p. 943-970, out./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501010.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasil no PISA 2015: sumário executivo. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/ acoes_internacionais/pisa/documentos/2016/pisa_brasil_2015_sumario_executivo.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Remuneração dos docentes em exercício na educação básica: um pareamento das bases de dados do Censo Escolar e da Rais. Nota Técnica n. 10/2017/CGCQTI/DEE. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2014/ rendimento_medio_docentes/rendimento_medio_docentes_2014.pdf. Acesso em: 15 jul. 2019.

BRZEZINSKI, Iria (org.). Formação de profissionais da educação (2003-2010). Brasília: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2014.

CHONG, Sylvia; LOW, Ee-Ling. Why I want to teach and how I feel about teaching – formation of teacher identity from pre-service to the beginning teacher phase. Educational Research for Policy and Practice, Switzerland, v. 8, p. 59-72, Apr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s10671-008-9056-z.

COOPER-HAKIM, Amy; VISWESVARAN, Chockalingam. The construct of work commitment: testing an integrative framework. Psychological bulletin, United States, v. 131, n. 2, p. 241-259, Mar. 2005.

CRUZ, Roberto Moraes; LEMOS, Jadir Camargo. Atividade docente, condições de trabalho e processos de saúde. Motrivivência, Florianópolis, n. 24, p. 59-80, jun. 2005. DOI: https://doi. org/10.5007/%25x.

DA-COSTA LASNE, Annie. La singulière réussite scolaire des enfants d’enseignants: des pratiques éducatives parentales spécifiques?. 2012. Tese (Doutorado) – Université de Bourgogne, Dijon, França, 2012. Disponível em: https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-00781692. Acesso em: 15 jul. 2019.

DROZDA-SENKOWSKA, Ewa; GASPARINI, Rachel; HUGUET, Pascal; RAYOU, Patrick. Acquisition et régulation des compétences sociales. In: KAIL, Michele; FAYOL, Michel (org.). Les sciences cognitives et l’école. La question des apprentissages. Paris: PUF, 2003. p. 153-212.

DUCHESNE, Claire; SAVOIE-ZAJC, Lorraine. L’engagement professionnel d’enseignantes du primaire: une démarche inductive de théorisation. Recherches Qualitatives, Québec, v. 25, n. 2, p. 69-95, mai/aout 2005.

ENS, Romilda Teodora; EYNG, Ana Maria; GISI, Maria Lourdes; RIBAS, Marciele Stiegler. Evasão ou permanência na profissão: políticas educacionais e representações sociais de professores. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 501-523, maio/ago. 2014.

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de; MAGNAN, Vanessa da Cunha. Análise da escolha profissional:

uma proposta fenomenológico-existencial. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 32, n. 2, p. 356-373, maio/ago. 2012.

FIGUEIREDO FILHO, Dalson Brito; SILVA JUNIOR, José Alexandre da. Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial. Opinião Pública, Campinas, v. 16, n. 1, p. 160-185, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762010000100007.

GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Sandhi Maria; ASSUNÇÃO, Ada Ávila. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 189-199, maio/ago. 2005.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco, 2011.

GAUTHIER, Clermont; BISSONNETTE, Steve; RICHARD, Mario. Réussite scolaire et réformes éducatives. Revue de Recherche Appliquée sur l’apprentissage, Montréal, v. 2, numéro spécial, article 1, 239-271, avril 2009.

GAZZOTTI, Andréa Alessandra; CODO, Wanderley. Histeria: doença profissional. In: JACQUES, Maria da Graça Correa; CODO, Wanderley (org.). Saúde Mental e Trabalho: Leituras. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 342-400.

IBM-CORPORATION. IBM SPSS Statistics for Windows, Version 21.0 [Computer Program]. Armonk, NY: IBM Corp., 2016.

IÓRIO, Angela Cristina Fortes; LELIS, Isabel. Precarização do trabalho docente numa escola de rede privada do subúrbio carioca. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 155, p. 138-154, jan./mar. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/198053142815.

JONES, Nathan; YOUNGS, Peter. Attitudes and affect: Daily emotions and their association with the commitment and burnout of beginning teachers. Teachers College Record, New York, v. 114, n. 2, p. 1-36, Feb. 2012.

KAMANZI, Pierre Canisius; BARROSO DA COSTA, Carla; NDINGA, Pascal. Désengagement professionnel des enseignants canadiens: de la vocation à la désillusion. Une analyse à partir d’une modélisation par équations structurelles. Revue des Sciences de l’Éducation de McGill, Montréal, v. 52, n. 1, p. 115-134, Winter 2017.

KARSENTI, Thierry; COLLIN Simon; DUMOUCHEL, Gabriel. Le décrochage enseignant: état des connaissances. International Review of Education, Switzerland, v. 59, n. 5, p. 549-568, juil 2013.

KLASSEN, Robert M.; SÜNDÜS, Yerdelenc; DURKSEN, Tracy L. Measuring Teacher Engagement: Development of the Engaged Teachers Scale (ETS). Frontline Learning Research, Hamburg, v. 1, n. 2, p. 33-52, Dec. 2013.

LENT, Robert W.; BROWN, Steven D. Integrating person and situation perspectives on work satisfaction: A social-cognitive view. Journal of vocational behavior, v. 69, n. 2, p. 236-247, 2006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvb.2006.02.006.

LENT, Robert W.; BROWN, Steven D. Social cognitive career theory and subjective well-being in the context of work. Journal of Career Assessment, Washington,, v. 16, n. 1, p. 6-21, Feb. 2008. DOI: 10.1177/1069072707305769.

LIZZIO, Alf; WILSON, Keithia; SIMONS, Roland. University Students’ Perceptions of the Learning Environment and Academic Outcomes: Implications for theory and practice.

Studies in Higher Education, Washington, v. 27, n. 1, p. 27-52, Feb. 2002. DOI: https://doi. org/10.1080/03075070120099359.

LLAPA-RODRIGUEZ, Eliana Ofelia; TREVIZAN, Maria Auxiliadora; SHINYASHIKI, Gilberto Tadeu.

Reflexões conceituais sobre comprometimento organizacional e profissional no setor saúde.

Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 16, n. 3, p. 484-488, maio/jun. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000300024.

LOUZANO, Paula; ROCHA, Valéria; MORICONI, Gabriela Miranda; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 21, n. 47, p. 543-568, set./dez. 2010.

MAROY, Christian. Les évolutions du travail enseignant en France et en Europe: facteurs de changement, incidences et résistances dans l’enseignement secondaire. Revue Française de Pédagogie, Lyon, v. 155, p. 111-142, avril/juin 2006.

MAROY, Christian. Perte d’attractivité du métier et malaise enseignant: le cas de la Belgique. Recherche et formation, Lyon, v. 57, p. 23-38, avril 2008. DOI: 10.4000/rechercheformation.810.

MAROY, Christian; MATHOU, Cécile. La fabrication de la gestion axée sur les résultats en éducation au Québec: une analyse des débats parlementaires. Télescope, Québec, v. 20, n. 2, p. 56-70, mai/juin 2014.

MAROY, Christian; VOISIN, Annelise. Une typologie des politiques d’accountability en éducation: l’incidence de l’instrumentation et des théories de la régulation. Education comparée, Belgique, v. 11, p. 31-58, févr. 2014.

MARQUEZE, Elaine Cristina; MORENO, Claudia Roberta de Castro. Satisfação no trabalho: uma breve revisão. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 30, n. 112, p. 69-79, jul./dez. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0303-76572005000200007.

MASSON, Gisele. Requisitos essenciais para a atratividade e a permanência na carreira docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 140, p. 849-864, maio 2017. DOI: http://dx.doi. org/10.1590/es0101-73302017169078.

MAYNARD, Douglas C.; JOSEPH, Todd A. Are all part-time faculty underemployed? The influence of faculty status preference on satisfaction and commitment. Higher Education, Switzerland, v. 55, p. 139-154, Feb. 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-006-9039-z.

MCCARTHY, Christopher J.; LAMBERT, Richard G.; CROWE, Elizabeth W.; MCCARTHY, Colleen J. Coping, stress, and job satisfaction as predictors of advanced placement statistics teachers’ intention to leave the field. NASSP Bulletin, Las Vegas, v. 94, n. 4, p. 306-326, Mar. 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/0192636511403262.

MUKAMURERA, Joséphine; BALLEUX, André. Malaise dans la profession enseignante et identité professionnelle en mutation: le cas du Québec. Recherche et formation, Lyon, v. 74, p. 57-70, Déc. 2013. DOI: 10.4000/rechercheformation.2129.

NEVES, Mary Yale Rodrigues; SILVA, Edith Seligmann. A dor e a delícia de ser (estar) professora:

trabalho docente e saúde mental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 63-75, jun. 2006.

NORUŠIS, Marija J. PASW statistics 18 guide to data analysis. New Jersey: Prentice Hall, 2010.

NUNES, Claudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 66-80, jan./mar. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201604145487.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Professores

são importantes: atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes. Relatório de Pesquisa. São Paulo: Moderna, 2006.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Education at a

Glance 2017: OECD indicators, OECD publishing. Paris, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/eag-2017-en.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 39-56, dez.

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300003.

PARKER, Philip D.; MARTIN, Andrew J.; COLMAR, Susan; LIEM, Gregory A. Teachers’ Workplace Well-Being: Exploring a Process Model of Goal Orientation, Coping Behavior, Engagement, and Burnout. Teaching and Teacher Education, Orlando, v. 28, n. 4, p. 503-513, May 2012.

PORTELANCE, Liliane; MARTINEAU, Sthéphanie; MUKAMURERA, Joséphine. (dir.). Développement et persévérance professionnels en enseignement. Oui, mais comment? Québec: Presses de l’Université du Québec, 2014.

RABELO, Amanda Oliveira. “Eu gosto de ser professor e gosto de crianças” – a escolha profissional dos homens pela docência na escola primária. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 15, p. 163-173, 2010.

RAPOSO, Miriam; MACIEL, Diva Albuquerque. As interações professor-professor na coconstrução dos projetos pedagógicos na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 3, p. 309-317, set./dez. 2005.

RHOADES, Linda; EISENBERGER, Robert. Perceived organizational support: a review of the literature. Journal of applied psychology, Washington, v. 87, n. 4, p. 698-714, Aug. 2002.

SALES, Adriane de Castro Menezes; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Escolha da carreira e processo de construção da identidade profissional docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p. 183-210, dez. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S010246982011000300010.

TARDIF, Maurice. Les enseignants au Canada: une vaste profession sous pression. Formation et profession, Québec, v. 20, n. 1, p. 1-8, févr. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.18162/fp.2012.172.

TARTUCE, Gisela L. B. P.; NUNES, Marina, M. R.; ALMEIDA, Patrícia C. A. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 445-477, maio/ago. 2010.

TAYLOR, Dianne L.; TASHAKKORI, Abbas. Decision Participation and School Climate as

Predictors of Job Satisfaction and Teachers’ Sense of Efficacy. The Journal of Experimental Education, London, v. 63, n. 3, p. 217-230, Spring 1995.

VALLE, Ione Ribeiro. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p. 178-187, maio/ago. 2006.

VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. Professores da educação básica: perfil e percepções sobre sucesso dos alunos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 67, p. 64-101, jan./abr. 2017.

Publicado

02-10-2019

Como Citar

Costa, C. B. da, & Prottis, M. L. (2019). Aspectos da profissão docente no Brasil: análises exploratórias do Pisa 2015. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(74), 338–360. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.6033

Edição

Seção

Artigos