Indicadores educacionais e responsabilização escolar: um estudo do “Prêmio Escola Nota Dez”

Autores

  • Mariane Campelo Koslinski Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Eduardo Ribeiro Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Luisa Xavier de Oliveira Universidade Federal do Piauí - UFPI, Picos, Piauí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4087

Palavras-chave:

Indicadores Educacionais, Responsabilização, Políticas Educacionais, Bonificação Salarial.

Resumo

O artigo focaliza o impacto do uso do Indicador de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) pela política “Prêmio Escola Nota Dez” do estado do Ceará, empregado para estabelecer pontos de corte para premiação e apoio financeiro para escolas públicas. Utilizam-se os métodos de Propensity Score Matching e regressões múltiplas para observar o efeito da política sobre desempenho, equidade e taxa de participação dos alunos na avaliação externa da alfabetização das escolas premiadas e apoiadas de 2009 a 2011, com base nos resultados do Índice de Desempenho Escolar no 2º ano do Ensino Fundamental (IDE-Alfa) de 2008 a 2010. Os resultados das análises sugerem um efeito positivo no desempenho, equidade e taxa de participação das escolas premiadas e no desempenho das escolas com características similares às premiadas. Para as escolas apoiadas, foram observados efeitos significativos positivos somente para a taxa de participação na avaliação externa do estado do Ceará.

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Biografia do Autor

Mariane Campelo Koslinski, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Eduardo Ribeiro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor do Centro de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Luisa Xavier de Oliveira, Universidade Federal do Piauí - UFPI, Picos, Piauí, Brasil

Professora do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos, Piauí, Brasil

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Publicado

13-12-2017

Como Citar

Koslinski, M. C., Ribeiro, E., & Oliveira, L. X. de. (2017). Indicadores educacionais e responsabilização escolar: um estudo do “Prêmio Escola Nota Dez”. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(69), 804–846. https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4087

Edição

Seção

Artigos