Aplicação da Teoria da Resposta ao Item uni e multidimensional

Autores

  • Pedro A. Barbetta
  • Ligia M. V. Trevisan
  • Heliton Tavares
  • Tânia C. Arantes de Macedo Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255720142832

Palavras-chave:

TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM • DIMENSIONALIDADE • AVALIAÇÃO EDUCACIONAL • VESTIBULAR

Resumo

Este trabalho mostra a aplicação de modelos da teoria da resposta ao item unidimensional e multidimensional numa prova multi e interdisciplinar usada em um processo seletivo de ingresso na universidade. Mesmo sendo esta uma prova composta por itens das diversas disciplinas do ensino médio, foi possível ajustar um modelo unidimensional da teoria da resposta ao item e construir uma escala pedagogicamente interpretável. Entretanto, com a abordagem multidimensional, foi possível identificar três traços latentes predominantes: raciocínio lógico, compreensão de texto e proficiência em inglês. O artigo relata também alguns ensaios realizados com o posicionamento e avaliação de itens no plano formado pelos traços latentes raciocínio lógico e compreensão de texto, assuntos ainda incipientes nos estudos de avaliação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2014

Como Citar

Barbetta, P. A., Trevisan, L. M. V., Tavares, H., & Azevedo, T. C. A. de M. (2014). Aplicação da Teoria da Resposta ao Item uni e multidimensional. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(57), 280–302. https://doi.org/10.18222/eae255720142832

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.