Avaliação na educação infantil: um debate necessário

Autores

  • Vanessa Ferraz Almeida Neves
  • Catarina Moro

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245520132727

Palavras-chave:

Educação Infantil, Aprendizagem, Avaliação

Resumo

Nosso objetivo é contribuir com o debate acerca dos processos de avaliação na educação infantil, tema pouco presente em nossa produção acadêmica. Entendemos que é necessário avançarmos na discussão do processo de avaliação interna às instituições. Recorremos a pesquisas e documentos nacionais que enfocam a avaliação na primeira etapa da educação básica, bem como apresentamos dados do processo avaliativo em uma instituição de educação infantil em Belo Horizonte. Concluímos que, nos momentos de avaliação, as práticas educativas das professoras tornam-se ainda mais visíveis, assim como suas concepções a respeito das crianças. O desafio permanece no sentido de continuarmos esse debate com base em um referencial que nos ajude a construir formas de avaliação que, de fato, orientem práticas educativas que respeitem a criança como sujeito de direitos.

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Publicado

31-08-2013

Como Citar

Neves, V. F. A., & Moro, C. (2013). Avaliação na educação infantil: um debate necessário. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(55), 272–303. https://doi.org/10.18222/eae245520132727

Edição

Seção

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