Avaliação da Aprendizagem: a construção de uma proposta em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae183620072106Palavras-chave:
Avaliação Da Aprendizagem, Formação Docente, Profissional ReflexivoResumo
Visando a orientar um novo fazer avaliativo e enunciar alternativas para o profissional da disciplina de Ginástica Rítmica na construção de uma prática avaliativa que assuma a função de subsidiar os processos de ensino e aprendizagem, contribuindo para a formação de um profissional reflexivo, desenvolveu-se pesquisa participante com 35 alunos da disciplina de Ginástica Rítmica do Curso de Graduação em Educação Física da UEL. Os procedimentos de pesquisa envolveram o estudo e análise de: referencial teórico e documental, representações simbólicas feitas pelos alunos, observações diretas, questionários e os procedimentos avaliativos implementados. A avaliação se efetivou de maneira a favorecer que as aprendizagens ocorressem e contribuíssem para o bom desempenho dos alunos. Assim, promoveram-se as condições para uma reflexão que proporcionou: a identificação e superação das dificuldades encontradas; o acolhimento de uma nova concepção de avaliação, entendida como informativa e subsidiária do ensinar e do aprender; a apropriação de conhecimentos indispensáveis à formação do futuro educador; a aproximação entre teoria e prática; a assunção, pelo aluno, de seu papel de co-responsável pelo curso de suas aprendizagens, dentre outros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).