Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae183720072094Palavras-chave:
Teoria Da Resposta Ao Item, Modelos De Desdobramentos, Grau De SatisfaçãoResumo
A avaliação como instrumento de medida ocupa um importante lugar nas organizações atentas às exigências crescentes do mundo atual. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) constitui-se em um conjunto de modelos para a avaliação que representam a relação entre a probabilidade de um indivíduo apresentar uma certa resposta a um item, as características dos itens e seu(s) traço(s) latente(s), definido(s) com base no estudo em questão. A finalidade deste artigo consiste em apresentar o Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM, da TRI, para medidas de satisfação. Este modelo foi desenvolvido para analisar respostas binárias e graduadas baseadas numa relação de proximidade. Os resultados obtidos na aplicação do modelo GGUM, que serviu para avaliar a satisfação dos alunos dos cursos de tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira, ilustram o grande potencial desse modelo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).