Autoridade da ciência e crítica à tradição: a educação pública em John Dewey

Autores

  • Claudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo (RS), Brasil

Palavras-chave:

Ciência, Crença, Educação pública, Democracia

Resumo

O ensaio investiga o papel atribuído por John Dewey à ciência e à educação pública democrática na obra Sozialphilosophie. Vorlesungen in China 1919/20 [Filosofia social, Preleções na China 2019/2020]. Concentra-se na interpretação da 15ª preleção, visando a compreender o modo como o referido autor associa ciência e educação, atribuindo-lhes força crítica transformadora a favor de estilos democráticos de vida associada e, consequentemente, contrapondo-as ao conservadorismo autoritário legitimado pelo sistema tradicional de crenças. Estruturado em três partes, trata, na primeira, do limite inerente à tradição; na segunda, reconstrói o núcleo tripartite da autoridade da ciência; por fim, na terceira parte indica alguns limites do pensamento de Dewey e, simultaneamente, sua possível atualidade.

Biografia do Autor

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo (RS), Brasil

Faculdade de Educação - FAED Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU

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Publicado

08-09-2021

Edição

Seção

Teorias, Métodos, Pesquisa Educacional