A recepção de Pierre Bourdieu na sociologia da educação brasileira

Autores

Palavras-chave:

Pierre Bourdie, Sociologia da Educação, Brasil

Resumo

O alcance e a envergadura dos trabalhos de Pierre Bourdieu são atestados ao redor do mundo desde suas primeiras publicações na década de 1960, passando pelas traduções que suas obras receberam ao longo do tempo e também pela ampla apropriação que seus constructos teóricos, conceituais e metodológicos têm demonstrado em diferentes áreas do conhecimento por mais de cinco décadas. O presente artigo elege a sociologia da educação brasileira como espaço acadêmico privilegiado para analisar a recepção da obra de Bourdieu no Brasil, ocupando-se das condições de possibilidade da introdução e difusão de seu pensamento e das leituras da obra desse sociólogo que passaram a ser realizadas no país.

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis (SC), Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com estágio Pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barceloa. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pesquisador do CNPq

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Manaus (AM), Brasil.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa com estágio Pós-doural na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

30-04-2021

Como Citar

Oliveira, A., & Silva, C. F. da. (2021). A recepção de Pierre Bourdieu na sociologia da educação brasileira. Cadernos De Pesquisa, 51, e07292. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7292

Edição

Seção

Teorias, Métodos, Pesquisa Educacional