Inclusão escolar e infraestrutura física de escolas de ensino fundamental

Autores

  • Camila Elidia Messias dos Santos Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru (SP), Brasil http://orcid.org/0000-0003-1428-9899
  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru (SP), Brasil http://orcid.org/0000-0002-9184-8319

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação Especial, Inclusão Escolar, Escolas

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar as condições da infraestrutura física das escolas de um sistema municipal de ensino fundamental, considerando os alunos público-alvo da educação especial. O delineamento utilizado foi o qualitativo descritivo. Participaram da pesquisa 16 gestores das escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Bauru, São Paulo. Os instrumentos utilizados foram o roteiro de observação do espaço físico e recursos inclusivos do contexto escolar e o roteiro de entrevista para os gestores escolares. Os resultados apontaram que a análise in loco difere do ponto de vista dos gestores. No entanto, há concordância sobre a necessidade de ampliação e melhoria da infraestrutura física, maior disponibilidade de recursos materiais e recursos adaptados, principalmente na classe comum.

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Biografia do Autor

Camila Elidia Messias dos Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru (SP), Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP/Araçatuba (2014). Possui aperfeiçoamento em Psicoterapia Breve de Base Crítica pelo Centro de Promoção da Qualidade de Vida (PromVi) - UNESP/Araçatuba e Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru (2019). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós -Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq): A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento da UNESP/ Bauru e do projeto de extensão Parceria FC e Secretaria Municipal da Educação para desenvolvimento de Programa de Identificação, avaliação e atendimento de alunos com superdotação. Membro titular represente discente da pós-graduação da Comissão de Inclusão e Acessibilidade UNESP (2020). Desenvolve estudos na interface Psicologia e Educação, em temáticas relacionadas a Educação Especial e Inclusiva, Psicologia do desenvolvimento, Inclusão escolar, Aprendizagem e ensino e Terapia Cognitivo-Comportamental.

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru (SP), Brasil

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Vice-Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2017-2021). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Coordena na UNESP o acordo de Cooperação com a Universidade do Sul da Flórida sobre consultoria colaborativa.

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Publicado

30-04-2021

Como Citar

Santos, C. E. M. dos ., & Capellini, V. L. M. F. . (2021). Inclusão escolar e infraestrutura física de escolas de ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 51, e07167. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7167

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo