Cultura digital e ensino de literatura na educação secundária

Autores

Palavras-chave:

Cultura Digital, Ensino Médio, Literatura, Ensino Digital

Resumo

A cultura digital no ensino médio problematiza o modo como se dá a prática pedagógica e, no caso do ensino de literatura, a fruição e a interpretação das obras de arte literária no ambiente escolar. Este estudo dimensiona a percepção dos docentes da rede pública estadual da Bahia sobre o diálogo da cultura digital, mediante seus artefatos, com o fazer pedagógico na docência de literatura no ensino médio através de um survey aplicado a 802 docentes da rede estadual de ensino da Bahia que declararam ensinar literatura no ensino médio. O conjunto dos dados demonstra a inserção das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores de Literatura, com a consequente inserção da escola no modo de ser e de fazer mediado pelas tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Emanuel do Rosário Santos Nonato, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Salvador (BA), Brasil

Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA)
Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB)
Licenciado em Letras (UCSal)
Professor Titular do Departamento de Educação I (UNEB)
Professor Permanente da LPq 4 - Educação, Currículo e Processos Tecnológicos do PPGEduC (UNEB)

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Publicado

04-08-2020

Como Citar

Nonato, E. do R. S. (2020). Cultura digital e ensino de literatura na educação secundária. Cadernos De Pesquisa, 50(176), 534–554. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7126

Edição

Seção

Artigos