Desenvolvimento de saberes docentes para o ensino de música nos anos iniciais

Autores

Palavras-chave:

Professor, Educação Musical, Ensino Fundamental, Tecnologias Digitais

Resumo

Guiados pela questão “Quais são os saberes docentes desenvolvidos por professores de Artes e pedagogos a partir de uma atividade formativa centrada no uso das tecnologias digitais?”, realizamos uma investigação no contexto de uma atividade formativa permeada pelas tecnologias com foco no desenvolvimento de saberes necessários ao ensino de música, que envolveu oito professoras dos anos iniciais. Os resultados apontam para o desenvolvimento de saberes da formação profissional, relativos às estratégias e recursos para ensinar música; saberes curriculares, relacionados à escrita musical, à escala musical, ao ritmo, à melodia e à harmonia, à música folclórica e ao conteúdo do ensino musical; saberes experienciais, sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos; e saberes disciplinares, relativos à História da Música e da Arte, à teoria musical, à prática musical e ao ensino de música mediado pelas tecnologias.

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Biografia do Autor

Adilson de Souza Borges, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Joaçaba (SC), Brasil

Mestre em Educação  pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó.

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc/Campus Joaçaba). Bolsista do programa FUNDES/UNIEDU". 

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó (SC), Brasil

Doutora em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP. Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade e Lisboa, Lisboa. Professora, Classe D, nível assoaciado II, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS.

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Publicado

04-08-2020

Como Citar

Borges, A. de S., & Richit, A. (2020). Desenvolvimento de saberes docentes para o ensino de música nos anos iniciais. Cadernos De Pesquisa, 50(176), 555–574. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6782

Edição

Seção

Artigos