Desenvolvimento de saberes docentes para o ensino de música nos anos iniciais
Palavras-chave:
Professor, Educação Musical, Ensino Fundamental, Tecnologias DigitaisResumo
Guiados pela questão “Quais são os saberes docentes desenvolvidos por professores de Artes e pedagogos a partir de uma atividade formativa centrada no uso das tecnologias digitais?”, realizamos uma investigação no contexto de uma atividade formativa permeada pelas tecnologias com foco no desenvolvimento de saberes necessários ao ensino de música, que envolveu oito professoras dos anos iniciais. Os resultados apontam para o desenvolvimento de saberes da formação profissional, relativos às estratégias e recursos para ensinar música; saberes curriculares, relacionados à escrita musical, à escala musical, ao ritmo, à melodia e à harmonia, à música folclórica e ao conteúdo do ensino musical; saberes experienciais, sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos; e saberes disciplinares, relativos à História da Música e da Arte, à teoria musical, à prática musical e ao ensino de música mediado pelas tecnologias.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Maria C. Os saberes docentes na ação pedagógica dos estagiários de música: dois estudos de caso. 2007. 447 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino de Arte.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Editora Peirópolis, 2003.
CERNEV, Francine Kemmer. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: motivação dos alunos e estratégias de aprendizagem. 2015. 243 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
CHAMORRO, Anelise Lupoli. A educação musical infantil e o uso das tecnologias de informação e comunicação: percepção dos docentes. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente, 2015.
CUNHA, Sandra Mara da. Eu canto para você: saberes musicais de professores da pequena infância. 2014. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
ESPERIDIÃO, Neide. Educação musical e formação de professores suíte e variações sobre o tema. 2011. 301 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.
GALIZIA, Fernando S. O pedagogo e o ensino de música nas escolas. São Carlos: EdUFSCar, 2011.
GUIMARÃES, Pablo de Vargas. Educação e Música. Pensar a Educação em Revista. Curitiba/Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 3-24, abr-jun/2017.
LOBATO, Walkíria Teresa Firmino. A formação e a prática pedagógico-musical de professores egressos da pedagogia. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
OLIVEIRA, Ildevânia Passos de Araújo. Entrei no curso assim, eu... e hoje, nesse grupo, eu me sinto nós: a formação de professores no curso “vivências com a musicalização”. 2016. 216 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SALLES, Beatriz. Rede social com música, arte e tecnologia. 2014. 171 f. Tese (Doutorado em Arte) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
SILVA, Gislene Victoria. Tecnologias midiáticas como estratégia de apoio ao ensino da música na educação básica. 2017. 171 f. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2017.
SILVA, Katia Sirlene de M. Duarte. Processo composicional de microcanções CDG na escola básica: do ter aprendido ao querer ensinar. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).