Currículo do pré-secundário em Timor-Leste e sua articulação com o secundário geral

Autores

  • Ana Margarida Capelo Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF –, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal http://orcid.org/0000-0002-9725-5813
  • Isabel Cabrita Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF –, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Secundário, Políticas Educacionais, Timor-Leste

Resumo

Problemas herdados nas últimas décadas conduziram Timor-Leste a reestruturar os currículos do ensino pré-secundário – EPS – e do secundário geral – ESG.1 Atendendo à importância de uma adequada articulação vertical ao longo dos ciclos de escolaridade e diante do cumprimento de uma primeira edição completa do EPS, importa estudar se tal currículo está alinhado com o do ESG, em particular no que respeita às Ciências e Tecnologia. Este artigo centra-se na análise do currículo do EPS e na avaliação da sua articulação com o do ESG. Não obstante existam décalages entre o currículo prescrito, o implementado e o apropriado, é relevante haver sintonia no nível dos currículos para uma educação e formação de boa qualidade, fundamentais à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

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Publicado

30-05-2017

Como Citar

Capelo, A. M., & Cabrita, I. (2017). Currículo do pré-secundário em Timor-Leste e sua articulação com o secundário geral. Cadernos De Pesquisa, 47(164), 520–539. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3738

Edição

Seção

Artigos