Escrita de resumos e estratégias de autorregulação da aprendizagem

Autores

  • Ana Margarida Veiga-Simão Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Cipul), Lisboa, Portugal
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Rejane Flor Machado Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Autorregulação, Resumos

Resumo

Com este estudo, que se situa na articulação de áreas das ciências humanas, quer-se verificar se autores de resumos evidenciam em seus textos conhecer as características desse gênero discursivo e se mostram competência autorregulada ao fazê-lo. Primeiramente, foram analisados 24 resumos, realizados por candidatos ao mestrado de uma instituição de ensino federal. Para isso, construiu-se um instrumento de análise e de ponderações quantitativas, procurando melhor expressar os resultados. Dos 24 resumos analisados, cinco foram considerados compatíveis com uma produção escrita, por expressarem semanticamente propriedades de leitura e de organização discursiva; 13 não apresentaram as propriedades esperadas; outros seis apresentaram problemas graves, como cópia do trabalho original. As análises foram alicerçadas pelo construto da autorregulação da aprendizagem e por teorias linguísticas discursivas.

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Biografia do Autor

Ana Margarida Veiga-Simão, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Cipul), Lisboa, Portugal

Docente da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Cipul), Lisboa, Portugal; cocoordenadora do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia; integrante do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa (Cipul), Lisboa, Portugal

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

 

Rejane Flor Machado, Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Docente do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; líder do grupo de pesquisa Estudos em Linguística Funcional; bolsista Pós-Doutorado no Exterior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PDE/CNPq)

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Publicado

31-03-2015

Como Citar

Veiga-Simão, A. M., Frison, L. M. B., & Machado, R. F. (2015). Escrita de resumos e estratégias de autorregulação da aprendizagem. Cadernos De Pesquisa, 45(155), 30–55. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2873

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