Eficiência das instituições de ensino superior públicas e privadas em Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5990

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Instituição de Educação Superior, Ensino Particular, Ensino Público

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar a eficiência das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas em relação ao seu potencial de agregar conhecimento acadêmico aos alunos de Administração em 2012 e 2015. Para tanto, o trabalho divide-se em duas etapas: na primeira, aplica-se a técnica de regressão múltipla para o controle dos fatores pessoais dos alunos; e, na segunda, utiliza-se a decomposição da análise envoltória de dados em dois componentes – um relativo ao desempenho do aluno e outro relacionado à eficiência das IES. Os resultados indicam que as IES públicas apresentam desempenho superior, tanto do ponto de vista dos alunos quanto das instituições. Ainda assim, IES privadas apresentam potencial para a redução das disparidades. Observa-se também aumento de produtividade entre os anos avaliados, para ambos os tipos de instituição.

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Biografia do Autor

Felipe César Marques, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (PCE-UEM).

Marcia Regina Gabardo da Camara, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional da Universidade Estadual de Londrina (PPE-UEL).

Sergio Carlos de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina (UEL); Londrina-PR, Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional da Universidade Estadual de Londrina (PPE-UEL).

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Marques, F. C., Camara, M. R. G. da, & Carvalho, S. C. de. (2019). Eficiência das instituições de ensino superior públicas e privadas em Administração. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(75), 910–936. https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5990

Edição

Seção

Artigos