Limites do Sinaes na perspectiva de gestores da educação superior

Autores

  • Ademilson Vedovato Cavalcanti Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente-SP, Brasil
  • Érika Porceli Alaniz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande-MS, Brasil
  • Maria Eliza Nogueira Oliveira Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5870

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Ensino Superior, Sinaes, Avaliação Institucional

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a influência da avaliação externa – parte integrante do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – realizada in loco em duas instituições de ensino superior, uma pública e uma privada, situadas no estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa empírica, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores institucionais e coordenadores de cursos de graduação. A análise nos permitiu verificar alguns limites do atual sistema de avaliação relacionados: ao desconhecimento dos pressupostos da avaliação pelos sujeitos participantes; ao tempo destinado ao processo avaliativo; ao método de escolha dos avaliadores em cada etapa; à ausência de políticas amparadas nos dados gerados pelo sistema; e à conversão, cada vez mais explícita, da avaliação em mecanismo de controle das práticas institucionais, que impossibilitam a autonomia dos sujeitos que atuam na educação superior.

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Biografia do Autor

Ademilson Vedovato Cavalcanti, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente-SP, Brasil

Meste em Educação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Érika Porceli Alaniz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande-MS, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São São Paulo (FEUSP). Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Maria Eliza Nogueira Oliveira, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente-SP, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

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Publicado

02-10-2019

Como Citar

Cavalcanti, A. V., Alaniz, Érika P., & Oliveira, M. E. N. (2019). Limites do Sinaes na perspectiva de gestores da educação superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(74), 644–674. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5870

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