Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental

Autores

  • Lina Cardoso Nunes

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02720032181

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Autonomia, Parâmetros Curriculares Nacionais

Resumo

Este artigo relata o breve estudo que teve como objetivos, inicialmente, analisar as relações entre avaliação e aprendizagem dos conteúdos sistemáticos propostos pela escola, identificando como a forma de avaliar e/ou os procedimentos de avaliação podem influenciar no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos avaliados. Posteriormente buscou-se analisar as modalidades de avaliação implementadas no Ensino Fundamental no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, explicitando a sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia do sujeito. A investigação foi realizada em quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro e teve como principais conclusões que há um empenho indiscutível da direção para o êxito das atividades que são desenvolvidas com seriedade e respeito pela equipe de professores e embora se observe, em diferentes momentos, os entraves para a realização das propostas oficiais, já se pode reconhecer que novos rumos para o processo de avaliar se instituem progressivamente.

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Biografia do Autor

Lina Cardoso Nunes

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Publicado

30-06-2003

Como Citar

Nunes, L. C. (2003). Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental. Estudos Em Avaliação Educacional, (27), 133–154. https://doi.org/10.18222/eae02720032181

Edição

Seção

Artigos