Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externa
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae183720072092Palavras-chave:
Formação Superior, Avaliação De Curso, Mídias InterativasResumo
Este trabalho tem como objetivo descrever a avaliação feita por professores do ensino fundamental (com habilitação em nível médio) acerca de um curso de formação superior, em nível de licenciatura, até então inédito no país. O Programa de Educação Continuada/Formação Universitária (PEC/FU) foi desenvolvido de modo presencial, utilizando diferentes mídias interativas: videoconferências, teleconferências, trabalho monitorado, vivências educadoras e oficinas culturais. Para avaliar a opinião dos alunos sobre o curso, uma série de estudos foi realizada. Descrevem-se, aqui, apenas os resultados obtidos por meio de dois opinionários, compostos de questões fechadas, sobre a relação que os alunos-professores estabeleceram entre sua participação no Programa, a ocorrência de melhorias substanciais em sua formação profissional e mudanças em suas práticas pedagógicas em sala de aula. Esse instrumento, respondido on-line, foi aplicado duas vezes: no início e ao final do Programa. Os dados receberam vários processamentos estatísticos para que se pudesse obter uma síntese das informações, identificando eventuais diferenças de opiniões em relação aos aspectos investigados por local de estudo e por universidade. Os resultados mostraram que os principais benefícios advindos do Programa foram, de acordo com os professores, a oportunidade de reflexão a respeito da profissão docente, a fundamentação teórica adquirida e a maior compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Críticas foram também tecidas, em especial no que concerne ao tempo disponível que os discentes que acumulavam dupla jornada de trabalho tinham para leituras e estudos; ao insuficiente preparo do tutor para orientá-los; e à complexidade dos textos escritos, que dificultava a compreensão dos temas abordados. Aprimorar esses aspectos parece ser necessário para que os objetivos traçados possam ser alcançados, atendendo-se, sobretudo, às expectativas criadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).