Estado e educação em Martinho Lutero: a origem do direito à educação

Autores

  • Luciane Muniz Ribeiro Barbosa Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação - USP

Palavras-chave:

Estado e Educação, Direito à Educação, Lutero, Martinho, Protestantismo

Resumo

Este artigo analisa a relação entre Estado e Educação durante o movimento da Reforma Protestante do século XVI, enfatizando as ações de Martinho Lutero. Em um contexto em que a educação era organizada e mantida somente pela Igreja, Lutero propõe alterações tanto no que se refere à organização de um sistema educacional, quanto aos princípios e fundamentos da educação, defendendo que esta seja para todos, de frequência obrigatória e mantida pelo Estado. É sobretudo o caráter estatal atribuido à educação escolar que se pretende destacar, analisando, para isso, a formação do conceito de Estado para Lutero, bem como para sua época, e sua posição estabelecida diante das e com as autoridades seculares, ressaltando as contribuições que apresentou para que a educação constituísse um dever do Estado e um direito de todos os cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação - USP

Downloads

Publicado

31-12-2011

Como Citar

Barbosa, L. M. R. (2011). Estado e educação em Martinho Lutero: a origem do direito à educação. Cadernos De Pesquisa, 41(144), 866–885. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/79

Edição

Seção

Outros Temas