O legado de Virgínia Leone Bicudo para a sociologia da infância no Brasil

Autores

  • Elisângela da Silva Santos Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí (GO), Brasil

Palavras-chave:

Bicudo, Virgínia Leone, Sociologia, Infância, Raça

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise do texto “Atitudes dos alunos dos grupos escolares em relação com a cor de seus colegas”, de autoria da socióloga e psicanalista Virgínia Leone Bicudo (1955). Nessa pesquisa, Bicudo analisou o cotidiano escolar e familiar dos alunos, com foco em categorias como raça, gênero e nacionalidade, fornecendo um mapa analítico na perspectiva das ciências sociais para a análise transdisciplinar da infância, transcendendo os limites biológicos e geracionais. Parte-se de uma revisão de literatura sobre a constituição do campo de pesquisas sobre a infância no Brasil e da inserção e contribuições desta autora para a área. Apostamos na hipótese de que o trabalho de Bicudo pode ser lido como um dos primeiros que enfatizaram a singularidade das atitudes raciais infantis, sendo as próprias crianças as principais informantes e participantes, por meio de entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela da Silva Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí (GO), Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Unesp/Marília. Professora Adjunta II de Sociologia e Fundamentos na Universidade Federal de Goiás/Jataí. Autora do livro Monteiro Lobato e suas seis personagens em busca da Nação (Editora Unesp/2012), e dos artigos: A América Latina indivisível: a influência do positivismo no projeto intelectual de José Enrique Rodó, está publicado na Revista Sociologias, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicado em 2015. As correspondências entre José Enrique Rodó e Miguel de Unamuno: o reencontro intelectual da Pátria Mãe com a Pátria Filha, na Revista Estado e Sociedade, da Universidade de Brasília, publicado em 2016.

Referências

ABRAO, Jorge Luis Ferreira. Virginia Leone Bicudo: pioneira da psicologia e da psicanalise no Brasil. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 18, n. 2, p. 217-227, maio/ago. 2014.

ABRAO, Jose Luis Ferreira. Virgínia Bicudo: a trajetoria de uma psicanalista brasileira. Sao Paulo: Arte&Ciencia; Fapesp, 2010.

ABRAO, Jose Luis Ferreira. Consideracoes historicas sobre a difusao do pensamento kleiniano no Brasil. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Sao Paulo, v. 11, n. 3, p. 365-379, set. 2008.

ABRAMOWICZ, Anete. A pesquisa com criancas em infancias e a sociologia da infancia. In: FARIA, Ana Lucia G.; FINCO, Daniela (Org.). Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 17-36. (Polemicas do Nosso Tempo, 102).

BASTIDE, Roger. Introducao. In: BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan (Org.). Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo. Sao Paulo: Editora Anhembi/Unesco, 1955a. p. 11-15.

BASTIDE, Roger. Manifestacoes do preconceito de cor. In: BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan (Org.). Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo. Sao Paulo: Editora Anhembi/Unesco, 1955b. p. 123-158.

BASTOS, Elide Rugai. Unesco/Anhembi: um debate sobre a situacao do negro no Brasil. In: PEREIRA, Claudio; SANSONE, Livio (Org.). Projeto Unesco no Brasil: textos criticos. Salvador: Edufba, 2007. p. 251-269.

BICUDO, Virginia Leone. Atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo. Edicao organizada por Marcos Chor Maio. Sao Paulo: Editora Sociologia e Politica, 2010.

BICUDO, Virginia Leone. Atitudes dos alunos dos grupos escolares em relacao com a cor dos seus colegas. In: BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan (Org.). Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo. Sao Paulo: Editora Anhembi/Unesco, 1955. p. 227-310.

BICUDO, Virginia Leone. A visitadora social psiquiatrica e seu papel na higiene mental da crianca. Revista de Neurologia e Psiquiatria de São Paulo, Sao Paulo, v. 7, n. 6, p. 293-298, 1941.

CANDIDO, Antonio. Tendencias no desenvolvimento da sociologia da educacao. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice M. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educacao. Sao Paulo: Companhia Editora Nacional, 1973.

COSTA, Jurandir Freire. História da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Documentario, 1976.

CRUZ, Ana Cristina Juvenal da; ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre crianca e infancia no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação, Sao Carlos, v. 9, n. 2, p. 321-345, 2015.

GARCIA, Ronaldo Aurelio Gimenes. Arthur Ramos e Durval Marcondes: higiene mental, psicanalise e medicina aplicadas a educacao nacional (1930-1950). Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 951-966, jul./set. 2014.

GINSBERG, Aniela. M. Pesquisas sobre as atitudes de um grupo de escolares de Sao Paulo em relacao com as criancas de cor. In: BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan (Org.). Relações raciais entre brancos e negros em São Paulo. Sao Paulo: Editora Anhembi/Unesco, 1955. p. 311-361.

GOMES, Janaina Damaceno. Os segredos de Virgínia: estudo das atitudes raciais em Sao Paulo (1945-1955). 2013. 166 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo, 2013.

FERNANDES, Florestan. O negro em Sao Paulo. In: FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. Sao Paulo: Global, 2007. cap. VI, p. 153-182.

FERNANDES, Florestan. As “trocinhas” do Bom Retiro. Pro-Posições, v. 15, n. 1, p. 229-250, jan./abr. 2004.

KLEIN, Melanie. A psicanálise de crianças. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

KUHLMANN JR., Moyses; MAGALHAES, Maria das Gracas Sandi. A infancia nos almanaques: nacionalismo, saude e educacao (Brasil 1920-1940). Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 327-349, abr. 2010.

MAIO, Marcos Chor. Educacao sanitaria, estudos de atitudes raciais e psicanalise na trajetória de Virginia Leone Bicudo. Cadernos Pagu, Campinas, n. 35, p. 309-355, 2010.

MAIO, Marcos Chor. O Projeto UNESCO e a agenda das ciencias sociais no Brasil dos anos 40 e 50. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Sao Paulo, v. 14, n. 41, p. 141-158, out. 1999.

MENDOZA, Edgar S.G. Donald Pierson e a escola sociologica de Chicago no Brasil: os estudos urbanos na cidade de Sao Paulo (1935-1950). Sociologias, Porto Alegre, n. 14, p. 440-470, jul./dez. 2005.

MOKREJS, Elisabete. Psicanalise e educacao: Artur Ramos: um episodio na historia da educação no Brasil. Revista da Faculdade de Educação, Sao Paulo, v. 13, n. 1, p. 91-104, jan./jun. 1987.

PIERSON, Donald. Brancos e pretos na Bahia: estudos de contacto racial. Sao Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

ROCHA, Heloisa Helena Pimenta; GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Apresentacao. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 187-194, abr. 2010.

ROCHA, Heloisa Helena Pimenta. A educacao sanitaria como profissao feminina. Cadernos Pagu, Campinas, n. 24, p. 69-104, jan./jun. 2005.

ROSEMBERG, Fulvia. Raca e educacao inicial. Cadernos de Pesquisa, Sao Paulo, n. 77. p. 25-34, maio 1991.

SEGURA-RAMIREZ, Hector F. Tiro no pé: biopolitica, relacoes racializadas, academia e poder no Brasil 1823-1955/1997-2006. 2006. 352 f. Tese (Doutorado em Ciencias Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

SPOSITO, Marilia P. Uma perspectiva nao escolar no estudo sociologico da escola. Revista USP, Sao Paulo, n. 57, p. 210-226, mar./maio 2003.

VAN-ZANTEN, Agnes. H. Les families face a l’ecole: rapports institutionnels et relations

sociales. In: DURNING, Paul (Org.). Education familiale: un panorama des recherches internationales. Paris: MIRE/Matrice, 1988. p. 185-207.

Downloads

Publicado

13-12-2018

Como Citar

Santos, E. da S. (2018). O legado de Virgínia Leone Bicudo para a sociologia da infância no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 48(170), 1194–1217. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6009

Edição

Seção

Artigos