Conselhos municipais de educação: autonomia e democratização do ensino

Autores

  • Lucia Helena G. Teixeira Faculdade de Educação da Universidade de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Conselhos Municipais de Educação, Democratização da Educação, Sistema de Ensino, Políticas Públicas

Resumo

Este trabalho, resultado parcial de pesquisa mais ampla sobre sistemas municipais de ensino, apresenta um estudo sobre os conselhos municipais de educação constituídos nos nove municípios mineiros que instalaram seus sistemas de ensino até 2000. Toma-se como pressuposto a idéia de que os conselhos, na função de intermediação entre o Estado e a sociedade, traduzem ideais e concepções mais amplos de educação e de sociedade que, em cada momento histórico, influenciam a dinâmica das políticas educacionais em pauta. Buscando elementos concretos para refletir sobre essas questões, discute como se apresentam esses conselhos, sua composição, suas atribuições e as possibilidades de constituírem espaços democráticos de participação, contribuindo para a autonomia municipal na área do ensino e para o avanço das políticas públicas na área. Com o objetivo de auxiliar a compreensão dessa realidade, o texto traça, inicialmente, o percurso histórico da idéia de Conselho de Educação no país, considerando o período anterior à constituição dos sistemas federal e estaduais de educação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, o período que se seguiu a essa lei e a situação atual.

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Biografia do Autor

Lucia Helena G. Teixeira, Faculdade de Educação da Universidade de Juiz de Fora

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Publicado

30-12-2004

Como Citar

Teixeira, L. H. G. (2004). Conselhos municipais de educação: autonomia e democratização do ensino. Cadernos De Pesquisa, 34(123), 691–708. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/467

Edição

Seção

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