Abordagens de planejamento educacional em Cadernos de Pesquisa (1972-1986)

Autores

  • Fabiana Silva Fernandes Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Planejamento Educacional, Planejamento Normativo, América Latina, Cadernos de Pesquisa

Resumo

Estudo documental dos artigos publicados no periódico Cadernos de Pesquisa sobre planejamento educacional. Foram analisados 35 trabalhos publicados na seção Planejamento Educacional, no período compreendido entre 1972 e 1986. Buscou-se analisar os textos dentro de uma perspectiva histórica sobre o desenvolvimento do planejamento educacional na América Latina. Procedeu-se com a análise documental, definindo-se dois níveis de análise, um em relação aos elementos textuais dos artigos e outro sobre o conteúdo veiculado. No primeiro nível de análise foram identificados textos de caráter analítico, sínteses de metodologias e experiências e guias de orientação. Em relação ao segundo nível de análise, observaram-se as seguintes categorias: a primeira compreendendo o planejamento educacional subordinado ao sistema econômico; a segunda, artigos que abordam temas e reflexões sobre o planejamento educacional; e a terceira categoria, trabalhos que fazem crítica ao planejamento educacional.

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Biografia do Autor

Fabiana Silva Fernandes, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Unesp e pesquisadora da Fundação  Carlos Chagas. Atua nas áreas de Política Educacional, Gestão Educacional e Políticas de Educação Infantil.

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Publicado

30-09-2014

Como Citar

Fernandes, F. S. (2014). Abordagens de planejamento educacional em Cadernos de Pesquisa (1972-1986). Cadernos De Pesquisa, 44(153), 522–546. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2877

Edição

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