Que é planejamento educacional?
Palavras-chave:
Planejamento da educação, Administração da educação, Sistema de educaçãoResumo
Os opúsculos, nesta série, destinam-se principalmente a dois grupos de leitores: aos que estão exercendo funções no planejamento e na administração da educação - ou preparando-se para exercê-las - especialmente em países em desenvolvimento; e a outros, menos especializados tais como altos funcionários governamentais e líderes civis que procuram admitir uma compreensão mais ampla do planejamento educacional e de como poderão auxiliar mais eficazmente o desenvolvimento nacional. Estes opúsculos destinam-se, portanto, quer a estudo individual, quer a cursos de treinamento formal. A concepção moderna ou planejamento educacional vem atraindo especialistas de muitas outras disciplinas, e cada um deles tende a considerá-lo sob aspectos diferentes. O propósito de alguns desses opúsculos é auxiliar esses especialistas a explicarem seu ponto de vista pessoal, uns aos outros, e aos jovens que estão sendo preparados e que, algum dia, serão chamados a substituí-los. Mas existe, por trás dessa diversidade, uma nova unidade em crescimento. Especialistas e administradores, nos países em desenvolvimento, começam a aceitar certos princípios e métodos básicos oriundos, em parte, de disciplinas muito variadas, mas que Constituem ainda uma contribuição única aos conhecimentos trazidos por um corpo de pioneiros que tiveram de atacar, juntos, problemas educacionais, todos eles difíceis e urgentes, como jamais pudera o mundo até então resolver.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1972 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).