Estabilidade do concurso vestibular do CESCEM
Palavras-chave:
CESCEM, Ensino superior, Concurso vestibular, TestesResumo
Problema: A questão da estabilidade da classificação dos candidatos ao ensino superior pelo concurso vestibular tem muita importância para os candidatos e para as universidades. Uma vez que os exames vestibulares são mais exames de desempenho que de habilidades, existem muitos fatores que podem mudar os resultados e a classificação dos candidatos de uma aplicação do exame à outra. Método: Esta pesquisa analisou a fidedignidade teste-reteste do concurso vestibular do CESCEM. Usando os resultados dos candidatos que fizeram os exames nos anos de 1972 e 1973, uma análise de correlação momento-produto de Pearson relacionou os resultados de um ano com o ano seguinte. Resultados e conclusões: Dados preliminares indicam que a média desta estimativa da fidedignidade dos sete subtestes do exame chega acerca de 0,70. Estes dados estabelecem uma estabilidade alta do exame do CESCEM, indicando que fatores consistentes operam nos resultados dos candidatos apesar das influências fortuitas e manipuláveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).